Meteorologia

  • 26 MAIO 2018
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 21º

Edição

Ciclo de cinema dedicado a Ila Bêka e Lemoine com arquitetura em foco

A arquitetura vai estar em foco a partir de hoje num ciclo de cinema dedicado aos artistas e realizadores Ila Bêka e Louise Lemoine, com entrada livre, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Ciclo de cinema dedicado a Ila Bêka e Lemoine com arquitetura em foco
Notícias ao Minuto

08:37 - 04/08/17 por Lusa

Cultura Lisboa

Todas as sextas-feiras, às 21h30, serão exibidos filmes que revelam uma obra dedicada à experimentação de novas formas narrativas e cinematográficas relacionadas com a arquitetura contemporânea.

Artistas, realizadores, produtores e editores, Ila Bêka e Louise Lemoine têm trabalhado juntos nos últimos dez anos, e, desde 2007, têm vindo a desenvolver uma série de filmes intitulada 'Living Architectures' ('Arquiteturas Vivas'), que venceu o prémio de Melhor Filme sobre Arquitetura, no festival Archfilm 2013.

Através destes filmes, os dois criadores "questionam o fascínio com a imagem que cobre os edifícios com ideias pré-concebidas de perfeição, virtuosidade e infalibilidade, de forma a demonstrar a vitalidade, fragilidade e beleza vulnerável da arquitetura".

Os filmes centram-se "menos em explicar o edifício, as suas estruturas e os detalhes técnicos, e mais em deixar entrar o espetador na bolha invisível da intimidade diária de alguns ícones da arquitetura contemporânea", segundo um texto da programação.

Em 2016, o MoMA (Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque) adquiriu a obra completa de Bêka & Lemoine para a sua coleção permanente.

No âmbito das Conferências da Garagem, Bêka & Lemoine vão estar no CCB, no dia 28 de novembro, para falar sobre a sua série de filmes.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.