Jardins Efémeros voltam às ruas de Viseu nos próximos 10 dias

O festival cultural multidisciplinar Jardins Efémeros oferece à cidade de Viseu, a partir de hoje, mais de 300 atividades nas áreas da arquitetura, artes visuais, som, dança, teatro, cinema, oficinas e mercados.

Jardim - Flores

© Reuters

Lusa
07/07/2017 08:30 ‧ 07/07/2017 por Lusa

Cultura

Festival

O Jardins Efémeros vai contar, até 16 de julho, com atuações de músicos como William Basinski, que este ano lançou "A Shadow in Time", o saxofonista Evan Parker, para além do austríaco Fennesz, que vai atuar com o norueguês Arve Henriksen.

Tendo como tema central o "Paradoxo", o evento propõe na área da arquitetura uma instalação denominada "Tília", do arquiteto João Loureiro em colaboração com Rafael Gomes, instalada no interior do Claustro da Catedral de Viseu, no adro da Igreja da Misericórdia e no largo Pintor Gata.

No campo das artes visuais, destaque para a "Peça para Perséfone", instalada na praça D. Duarte. Trata-se de um trabalho de Gabriela Albergaria em taipa, com técnica de construção em terra e sonorização de Pedro Tudela.

Na vertente Pólis, a sala de exposições temporárias do Museu Nacional Grão Vasco acolhe a instalação imersiva "Vestido a Rigor", que nasceu do projeto participativo com a comunidade cigana do bairro social de Paradinha, de Viseu.

Destaque também para o projeto de intervenção artística em várias lojas tradicionais e espaços devolutos na rua Direita, com o intuito de sensibilizar a população para a reabilitação física e humana do centro histórico de Viseu.

No que diz respeito ao som, Viseu acolhe nove presenças internacionais exclusivas, enquanto na vertente do cinema serão apresentados pela primeira vez em Portugal dois filmes que têm por objetivo sensibilizar as pessoas para votarem.

A sétima edição dos Jardins Efémeros vai custar 192 mil euros, contando com um apoio financeiro de 123 mil euros por parte da Câmara Municipal de Viseu, que disponibiliza ainda um apoio não financeiro que ultrapassa os 15 mil euros.

 

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas