'Roteiro da Revolução' apresentado no Quartel do Carmo em Lisboa

O livro 'Roteiro da Revolução', do arquiteto José Mateus, da historiadora Raquel Varela e da artista plástica Susana Gaudêncio, vai ser apresentado em Lisboa, no Quartel do Carmo, "epicentro" da queda da ditadura, em 25 de Abril de 1974, na próxima quarta-feira.

“Viver está a ficar insuportavelmente caro” até no “direito à infância”

© Global Imagens

Lusa
25/04/2017 23:21 ‧ 25/04/2017 por Lusa

Cultura

Livros

A obra "permite revisitar lugares que marcaram um dos dias mais importantes do século XX", como se lê na apresentação, e inclui mapas, fotografias e depoimentos inéditos.

Raquel Varela, no seu 'blog', diz que a obra é "uma viagem pelos lugares que marcaram a revolução em Lisboa, Porto, Santarém e Peniche", revelando o que aconteceu em cada lugar; é "um guia da revolução, acompanhado dos testemunhos de civis e militares, de quem esteve lá, e da análise histórica".

"Participam nele as caras mais conhecidas da revolução", e também as mais anónimas que estavam na sede da PIDE quando foi atacada por populares. Historiadores de carreira e jovens investigadores".

A apresentação, quarta-feira, às 18:30, no quartel do Carmo, é feita pelo militar de Abril e escritor Carlos Matos Gomes.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas