Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

'Roteiro da Revolução' apresentado no Quartel do Carmo em Lisboa

O livro 'Roteiro da Revolução', do arquiteto José Mateus, da historiadora Raquel Varela e da artista plástica Susana Gaudêncio, vai ser apresentado em Lisboa, no Quartel do Carmo, "epicentro" da queda da ditadura, em 25 de Abril de 1974, na próxima quarta-feira.

'Roteiro da Revolução' apresentado no Quartel do Carmo em Lisboa
Notícias ao Minuto

23:21 - 25/04/17 por Lusa

Cultura Livros

A obra "permite revisitar lugares que marcaram um dos dias mais importantes do século XX", como se lê na apresentação, e inclui mapas, fotografias e depoimentos inéditos.

Raquel Varela, no seu 'blog', diz que a obra é "uma viagem pelos lugares que marcaram a revolução em Lisboa, Porto, Santarém e Peniche", revelando o que aconteceu em cada lugar; é "um guia da revolução, acompanhado dos testemunhos de civis e militares, de quem esteve lá, e da análise histórica".

"Participam nele as caras mais conhecidas da revolução", e também as mais anónimas que estavam na sede da PIDE quando foi atacada por populares. Historiadores de carreira e jovens investigadores".

A apresentação, quarta-feira, às 18:30, no quartel do Carmo, é feita pelo militar de Abril e escritor Carlos Matos Gomes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório