A autarquia adiantou que "associando-se a um conjunto de datas comemorativas nacionais e internacionais relacionadas com o Património e o Turismo, o Município de Leiria abre as portas para a entrada gratuita nos principais espaços culturais do concelho sob a sua gestão".
Segundo a nota de imprensa, no Agromuseu Municipal D. Julinha, no Castelo de Leiria, no m|i|mo - museu da imagem em movimento, no Moinho do Papel ou no Museu de Leiria será possível usufruir da oferta cultural e patrimonial do município sem pagar bilhete de entrada.
"Esta é uma forma de contribuir para a maior divulgação destes espaços que contam ainda com a dinamização de atividades que visam fomentar um maior usufruto pelo público", refere a Câmara de Leiria.
Assim, a autarquia vai assinalar o Dia dos Moinhos Abertos, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Dia Internacional dos Museus, o Dia da Cidade de Leiria, a Noite dos Museus, o Dia da Elevação de Leiria a cidade, o Dia Internacional da Juventude, o Dia Mundial da Fotografia, o Dia do Santo Agostinho, as Jornadas Europeias do Património, o Dia Mundial do Turismo, o Dia Internacional da Pessoa Idosa, o Dia Nacional dos Castelos e o Dia Mundial do Cinema.
Também haverá 'borlas' nas datas do aniversário dos museus municipais, que assinalarão as datas festivas com programações especiais.