De acordo com o Rumo do Fumo, o espetáculo será apresentado nesses dias, às 20:30, no Kaaitheater, mas terá várias exibições em Portugal, já na sexta-feira e no sábado, no Teatro Campo Alegre, no Porto.
Também estará a 16 novembro na mostra de dança New Age New Time, no Teatro Viriato, em Viseu.
"Manusear materiais do mundo: uma das formas possi´veis de descrever aquilo que fazemos na arte. Manusear objetos, imagens, palavras, movimentos, intensidades. Manusear espac¸os, tempos, afetos, desejos, vibrac¸o~es. Manusear fantasmas. Sujarmo-nos nesse manuseio. Limparmo-nos nesse manuseio. Um manuseio que, à medida que é percorrido, se torna ferramenta de equilíbrios vários, de ecologias várias, pessoais e sociais. É onde reside a riqueza, a densidade, o sentido", observa Vera Mantero, num texto sobre a peça.
"O Limpo e o Sujo" tem direção artística de Vera Mantero, interpretação e cocriação de Elizabete Francisca, Vera Mantero, Volmir Cordeiro, criação musical de João Bento, espaço cénico e figurinos de João Ferro Martins e desenho de luz de Eduardo Abdala.
Trata-se de uma coprodução do Maria Matos Teatro Municipal (Lisboa), do Teatro Municipal do Porto Rivoli Campo Alegre, do LE CND, Centre d'art pour la Danse e do Musée de la danse - Centre chorégraphique national de Rennes et de Bretagne (França).