Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Documentário conta história política das minas de urânio da Urgeiriça

As minas de urânio da Urgeiriça estiveram envolvidas no xadrez político entre a União Soviética, o Reino Unido e o regime salazarista durante a Guerra Fria, revela um documentário que vai ser estreado no festival de cinema Cine'Eco, em Seia.

Documentário conta história política das minas de urânio da Urgeiriça
Notícias ao Minuto

10:26 - 06/10/16 por Lusa

Cultura Cine'Eco

Intitulado "Cem Anos da Urgeiriça", produzido para celebrar o centenário das minas que teve lugar no ano passado, o filme conta que, após a II Guerra Mundial, as minas tornaram-se alvo de interesse dos EUA e do Reino Unido devido ao valor estratégico do minério para produzir armamento nuclear.

Em 1949, o acordo luso-britânico entregou a gestão da mina ao governo britânico, mas mesmo durante esse período forçou a presença de agentes da PIDE entre os trabalhadores da mina, refere Donald Bennets, presidente da então chamada Companhia Portuguesa de Urânio.

Noutro momento, José Manuel Byrne, filho de um engenheiro das minas, recordou como todos os carregamentos e datas de saída de transportes de urânio da Urgeiriça eram notícia na Rádio Moscovo, apesar de tal informação não ser pública.

O realizador do documentário, Ramsay Cameron, descobriu que a fonte poderá ter sido Donald Maclean, um diplomata britânico colocado na Agência de Desenvolvimento Combinado, uma iniciativa anglo-americana para garantir reservas de urânio para os respetivos programas de defesa nucleares.

Maclean foi um dos famosos "espiões de Cambridge" que estavam ao serviço da União Soviética, tendo Maclean acabado por desertar e fugir para Moscovo em 1951.

Interessado pela "história complexa" das minas, entretanto desativadas, Ramsay Cameron iniciou este este projeto há 25 anos atrás, motivado também pelas próprias memórias da Urgeiriça, onde nasceu.

O pai, James Cameron, foi geólogo ao serviço do governo britânico, pelo que a família viveu ali durante cerca de uma década, até as autoridades portuguesas retomarem o controlo das minas, em 1962.

Porém, a oportunidade e financiamento só surgiu no ano passado, após uma visita à localidade, onde mantém amigos.

"Soube do projeto de criação de um museu e ofereci o meu material. Entretanto, reuni-me em Lisboa com o presidente da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) que está responsável pela descontaminação da mina, e propus terminar o projeto", contou à agência Lusa o realizador, que vive atualmente em Londres.

O documentário traça a história da mina desde 1915, quando foi registada para a exploração de rádio, impulsionada pela investigação científica de Marie Curie e a esperança que o minério tivesse propriedades terapêuticas.

Ramsay Cameron entrevistou em 1990 Charles Harbord, que comprou a mina nos anos 1930.

Este contou como, para tentar aumentar a rentabilidade, foi construído o Hotel Urgeiriça, onde o então vice primeiro-ministro Anthony Eden passou a lua de mel com a mulher Clarissa, sobrinha de Winston Churchill, e António Salazar conviveu com a jornalista francesa Christine Garnier.

Resíduos de rádio eram também vendidos como fertilizante e água de uma fonte junto à mina engarrafada e promovida como tendo características medicinais.

"Pensávamos que era fantástico e sentíamo-nos muito melhor depois de a beber. Estávamos errados!", exclama Harbord, que morreu pouco depois da entrevista com perto de 90 anos.

O documentário será projectado no dia 13 de outubro no âmbito do Cine'Eco, que decorre entre 08 e 15 de outubro em Seia.

As minas da Urgeiriça, localizadas no concelho de Nelas, fecharam definitivamente em 2004, decorrendo um processo de descontaminação química e radiológica dos edifícios e de recuperação ambiental da antiga área mineira.

Para o local está planeado um Centro de Rádio Natura, que inclui um centro de estudos, de investigação e de serviços na área da radioatividade e um núcleo museológico para a promoção do conhecimento da atividade mineira do urânio em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório