O recital está marcado para as 18h00, no salão do solar, e serão interpretadas as peças ‘Fantasia’, opus 103, de Franz Schubert, quatro peças de ‘As estações’, de Piotr Ilitch Tchaikovski e, de Franz Liszt, a Rapsódia Húngara nº 2, segundo um comunicado da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), que organiza o ciclo, com a Câmara de Almada.
"O ciclo de concertos é à volta do piano, evocando o nome da família italiana que se instalou no solar a partir de 1921, e daí ser o local ainda hoje conhecido como 'a quinta dos pianos'", disse à Lusa fonte da Metropolitana que adiantou que o palacete é uma construção do século XVIII.
A proposta é a organização de concertos de música de câmara aos sábados, ao final da tarde, por solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
A segunda etapa deste ciclo é um recital de clarinete, violino e piano, por, respectivamente, Nuno Silva, Adrian Florescu e Anna Tomasik, no dia 27, também às 18:00, em que serão interpretadas obras de Rezsó Kókai e Béla Bartók e Aram Kachaturian.
No sábado, dia 04 de maio, a pianista Savka Konjikusic toca peças de Franz Liszt e Frédéric Chopin e, no dia 11, atua o Ensemble de Trompetes da Metropolitana e o Quarteto com Piano de Moscovo.
"Vamos apresentar um concerto com duas partes, no jardim e no átrio - o Ensemble Trompetes, no átrio, para uma entrada triunfal, uma vez que os trompetes eram usados nas festas e celebrações musicais de rua e, no salão, o Quarteto com Piano de Moscovo", disse fonte da Metropolitana.
O Quarteto com Piano de Moscovo é constituído pelo violinista Alexêi Tolpygo, o violetista Alexandre Delgado, o violoncelista Guenrikh Elessine e o pianista Alexei Eremine.
Em conjunto interpretarão obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Robert Schumann e Johannes Brahms.