João Pedro Rodrigues apresenta livro de Filomena Silvano em Macau

O cineasta João Pedro Rodrigues, convidado da segunda edição do Festival Literário de Macau, regressa ao território na próxima terça-feira para o lançamento do livro ‘De casa em casa’, de Filomena Silvano, e apresentação de documentários.

Ensaio de Filomena Silvano e documentários de João Pedro Rodrigues em Macau

© Lusa

Lusa
04/04/2013 12:16 ‧ 04/04/2013 por Lusa

Cultura

Ensaio

O ensaio e os documentários ‘Esta é a minha casa’ e 'Viagem à Expo', realizados em 1998, vão ser apresentados por Edgar Medina, argumentista, realizador e produtor de cinema, na Livraria Portuguesa, num evento integrante do Festival Literário de Macau - Rota das Letras, realizado entre 10 e 16 de Março, anunciou hoje a organização, em comunicado.

O realizador João Pedro Rodrigues retorna a Macau após um ciclo de conferências juntamente com o seu colaborador João Rui Guerra da Mata, no Japão, onde foi apresentada uma retrospectiva de toda a obra do cineasta, incluindo os documentários que agora estreiam em Macau.

O livro 'De casa em casa' é uma obra que resulta de um 'encontro entre a etnografia e o cinema' e da colaboração entre a antropóloga Filomena Silvano, professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e de João Pedro Rodrigues, que co-realizou com João Rui Guerra da Mata a longa-metragem 'A última vez que vi Macau'.

Os filmes documentais etnográficos 'Esta é a minha casa' e 'Viagem à Expo' mostram, segundo a organização do Rota das Letras, uma visão sobre uma família de emigrantes portugueses em França.

A antropóloga Filomena Silvano, autora de 'Territórios da Identidade' e 'Antropologia do Espaço', que já colaborou com o realizador em quatro filmes, 'relaciona no seu trabalho as questões das identidades colectivas e individuais com o estudo do espaço, do habitat, da cultura material e da cultura expressiva', refere a nota.

O cinema de João Pedro Rodrigues, elogiado pela crítica internacional, já esteve em retrospectiva em Harvard, nos Estados Unidos, em 2010, e tem integrado a programação de festivais internacionais como os de Cannes, Toronto, Veneza e Locarno.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas