A cantora Elida Almeida foi a artista mais premiada na sexta edição dos Cabo Verde Music Awards, cuja gala de entrega dos prémios decorreu na noite de sábado na cidade da Praia.
A artista conquistou os galardões Álbum do Ano com ‘Ora doce, ora margos’, Composição Inédita pela música ‘Joana’ e ainda o prémio de artista mais popular na internet, atribuído pelo portal Sapo.
Além do prémio Revelação, Hélio Batalha, que estava nomeado para três categorias pelo seu trabalho "O ki fomi txiga", conquistou também o galardão Melhor Hip Hop/RnB.
Tó Semedo conquistou também o galardão de Melhor Interprete Masculino.
Lura (Melhor Interprete Feminino e Melhor Coladeira), Ferro Gaita (Melhor Funana e Melhor em Palco), Thairo Kosta (Melhor Música Urbana e Melhor Videoclipe) foram outros artistas distinguidos com dois prémios.
Na gala, que terminou já na madrugada de hoje, foram ainda distinguidos Mariana Ramos (Melhor Morna com ‘Sima Cretxeu’) Badoxa (Melhor Kizomba com ‘Tá-me esperare’) Cordas do Sol (Melhor Música Tradicional Cabo Verdiana com ‘Sofia’), Lippe Monteiro (Melhor Música Eletrónica com ‘Ku xintido na bo’), Hernâni Almeida (Melhor Produtor Musical ), Indira Araújo(Melhor Animador de Comunicação Social) e Dj Jano (Melhor DJ).
O prémio Carreira foi atribuído ao desaparecido conjunto ‘Voz de Cabo Verde’, fundado por Luís Morais e de que fizeram parte ao longo dos tempos, entre outros, Morgadinho, Djosinha, Chico Serra, Jean Dalomba, Toy Ramos ou Bana.
O prémio foi recebido pelo pianista autodidata Chico Serra.
Os Cabo Verde Music Awards distinguem anualmente os melhores da música cabo-verdiana no país e na diáspora em 19 categorias para as quais são nomeados 35 artistas (três por categoria) entre músicos, intérpretes, compositores e produtores musicais.
As cantoras Lura e Élida Almeida foram as mais nomeadas na edição deste ano, com cinco categorias cada, enquanto Tó Semedo foi apontado para quatro.
Os nomeados foram escolhidos por um júri composto por seis elementos e presidido este ano pelo músico e compositor Tó Tavares.
Foram considerados todos os trabalhos discográficos editados e comercializados em plataformas físicas ou digitais entre 01 de novembro de 2014 e 31 de outubro de 2015.
A escolha dos premiados é feita por uma conjugação de votação pelo público e decisão do júri, sendo que a categoria Musica Popular do Ano é de votação exclusiva pelo público.
Os Cabo Verde Music Awards são um evento da GMS-Entertainment, empresa de Gilyto Semedo, e contam com o patrocínio da operadora de telecomunicações Unitel.