O prémio, instituído em 2008 pela Fundação Bissaya Barreto, de Coimbra, pretende contribuir para a valorização e promoção da literatura de qualidade destinada à infância e para a valorização da dimensão estética do livro.
"É um grande prazer e uma enorme honra ver o 'Gato procura-se' associar-se a obras anteriormente vencedoras como 'O Livro da Avó', 'O Cavalo de Pau do Menino Jesus', 'A Bicicleta Que Tinha Bigodes' e 'O Pequeno Livro das Coisas', refere a autora, citada num comunicado da instituição.
O livro premiado aborda, de forma delicada e sensível, o tema da perda através da história de uma criança cujo gato desapareceu.
Segundo o júri do concurso, trata-se de um "texto inteligentemente simples, trazido até ao leitor pela voz da criança" e que "encontra, na ilustração, os prolongamentos discretos que refletem o processo de descoberta e crescimento proporcionado pelas vivências do quotidiano".
O Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2016 contou com a participação de 52 editoras e sete edições de autor, que, no total, apresentaram a concurso 145 obras.
O prémio, no valor de cinco mil euros, é distribuído, em partes iguais, aos autores da obra selecionada (escritor e ilustrador).
Ana Saldanha, autora do texto, tem perto de três dezenas de obras publicadas e é uma das escritoras portuguesas mais conceituadas, enquanto a ilustradora Yara Kono integra a equipa técnica da editora Planeta Tangerina, tendo em 2010 vencido o Prémio Nacional de Ilustração.