Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Os principais momentos da (tão aguardada) noite dos Óscares

Acompanhe, ao minuto, todos os acontecimentos da 88.ª edição dos Óscares.

Notícias ao Minuto

01:30 - 29/02/16 por João Oliveira e Anabela de Sousa Dantas

Cultura Cinema

MELHOR FILME - 'Spotlight' ('O Caso Spotlight'), de Thomas McCarthy

MELHOR ATOR PRINCIPAL - Leonardo DiCaprio, por 'The Revenant' ('O Renascido')

MELHOR ATRIZ PRINCIPAL - Brie Larson, por 'Room' ('O Quarto')

MELHOR REALIZADOR - Alejandro González Iñárritu, por 'The Revenant' ('O Renascido').

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL - 'Writings on The Wall', de Sam Smith e Jimmy Napes. O cantor dedicou o Óscar à comunidade LGBT, dizendo que recebeu uma carta onde indicavam que nunca um homossexual assumido tinha recebido uma estatueta. "Se for o caso, e mesmo que não seja, dedico este prémio à comunidade LGBT", disse Sam Smith.

MELHOR BANDA SONORA - 'Hateful Eight' ('Os Oito Odiados'), por Ennio Morricone. Compositor italiano de 88 anos trabalhou com Quentin Tarantino também em 'Inglorious Basterds'. É o autor da banda sonora de conhecidos filmes do cinema italiano como 'Malèna' e 'Il Nuovo Cinema Paradiso', ambos do realizador italiano Giuseppe Tornatore, e 'O Bom, o Mau e o Vilão', de Sergio Leone.

- Vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobe ao palco para falar sobre a iniciativa 'It's On Us', um compromisso a levar a cabo pelos americanos para prevenir ataques sobre as mulheres em ambiente universitários. O vice-presidente introduziu, depois, Lady Gaga, que interpretou 'Til It Happens To You', a canção do filme 'The Hunting Ground', sobre o mesmo tema. O momento deixou muitos dos presentes em lágrimas.

MELHOR FILME ESTRANGEIRO - 'Son of Saul', por László Nemes. Óscar vai para a Hungria, com um drama sobre o Holocausto. 

MELHOR CURTA-METRAGEM - 'Stutterer', por Benjamin Cleary e Serena Armitage.

- Dave Grohl canta durante a apresentação do segmento 'In Memoriam', onde são recordadas as personalidades do mundo artístico que faleceram no último ano.

- Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, discursa sobre diversidade e igualdade de oportunidades, e sobre como a responsabilidade de mudar o cinema pertence a cada um e a todos.

MELHOR DOCUMENTÁRIO - 'Amy', por Asif Kapadia e James Gay-Rees. Um documentário sobre a vida da icónica cantora Amy Winehouse, que morreu a 23 de julho de 2011, vítima de dependência de álcool e drogas.

MELHOR CURTA DOCUMENTAL - 'A Girl In The River: The Price of Forgiveness', por Sharmeen Obaid-Chinoy. É a segunda nomeação e o segundo Óscar para Sharmeen, natural do Paquistão.

MELHOR ATOR SECUNDÁRIO - Mark Rylance, 'Bridge of Spies' ('Ponte dos Espiões'). É o primeiro Óscar para o ator britânico.

- The WeekEnd canta 'Earned It', do filme 'Cinquenta Sombras de Grey'

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO - 'Inside Out' ('Divertida-mente'), por Pete Doctor e Jonas Rivera.

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO - 'Bear Story', por Gabriel Osorio e Pato Escala. O primeiro Óscar para o Chile.

MELHORES EFEITOS VISUAIS - 'Ex Machina', por Andrew Whitehurst, Paul Norris, Mark Ardington e Sara Bennett.

MELHOR MISTURA DE SOM - 'Mad Max: Fury Road' ('Mad Max: Estrada de Fúria'), por Ben Osmo, Gregg Rudloff e Chris Jenkins.

MELHOR MONTAGEM DE SOM - 'Mad Max: Fury Road' ('Mad Max: Estrada de Fúria'), por David White. Primeira nomeação e primeiro Óscar para David White.

MELHOR MONTAGEM - 'Mad Max: Fury Road' ('Mad Max: Estrada de Fúria'), de Margaret Sixel. É a primeira nomeação e o primeiro Óscar para Margaret.

MELHOR FOTOGRAFIA - 'The Revenant' ('O Renascido'), por Emmanuel Lubezky, diretor de fotografia mexicano que trabalha habitualmente com Iñarritu (dirigiu fotografia em 'Birdman') e com Terrence Mallick ('Árvore da Vida' e 'O Novo Mundo'). Este é o terceiro Óscar consecutivo para Lubezky ('Gravidade', de Alfonso Cuarón, 'Birdman' e 'The Revenant', de Iñarritu), site IndieWire diz que diretor artístico fez história.

MELHOR CARACTERIZAÇÃO - 'Mad Max: Fury Road' ('Mad Max: Estrada de Fúria'), por Lesley Vanderwalt, Elka Wardega e Damien Martin. O terceiro Óscar seguido para 'Mad Max', de George Miller.

MELHOR CENOGRAFIA - 'Mad Max: Fury Road' ('Mad Max: Estrada de Fúria'), por Colin Gibson e Lisa Thompson.

- Vencedores continuam com 45 segundos para fazerem os seus discursos, mesmo com a novidade do rodapé onde aparecem os agradecimentos. Tempo continua curto, Jenny Beaven foi interrompida com música.

MELHOR GUARDA-ROUPA - 'Mad Max: Fury Road' ('Mad Max: Estrada de Fúria'), trabalho de Jenny Beavan.

MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA - Alicia Vikander recebe o prémio pela sua interpretação em 'The Danish Girl'. Prémio entregue por J.K. Simmons. É o primeiro Óscar da Alicia Vikander.

- Sam Smith interpreta a canção 'Writings on The Wall' do filme '007- Spectre', uma das nomeadas para Melhor Canção Original.

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO - 'The Big Short' ('A Queda de Wall Street'), argumento reescrito por Charles Randolph e Adam McKay. Galardão foi atribuído por Ryan Gosling e Russel Crowe.

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL - 'Spotlight', argumento escrito por Josh Singer e Tom McCharthy, que está também nomeado para Melhor Realizador com o mesmo filme.

- "Este ano vai ser diferente, no segmento 'in memoriam' vão aparecer só as pessoas negras que foram mortas pela polícia a caminho do cinema", Chris Rock. O apresentador sublinha que, não desvalorizando o mérito dos candidatos, "queremos as mesmas oportunidades para os atores negros". Já pode ver o vídeo completo da abertura do espetáculo aqui.

- "Conto ao menos 15 pessoas de cor naquela montagem", começou o anfitrião Chris Rock, em grande estilo, a apontar sem delongas para o 'elefante branco' que está nesta cerimónia: a ausência de nomeados de raça negra (#oscarssowhite). O apresentador fala, no entanto, em outras décadas, quando "não havia atores negros nomeados" e ninguém protestava porque "haviam coisas mais sérias para protestar".

A partir do primeiro minuto da cerimónia, terá aqui todas as atualizações sobre a 88.ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, desde as piadas aos vencedores, passando pelos precalços, pelas polémica e, quem sabe, possíveis quedas em direto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório