Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Vencedor do Prémio Vasco Graça Moura anunciado hoje

O primeiro vencedor do Prémio Vasco Graça Moura, que visa distinguir, anualmente, uma personalidade que se tenha evidenciado na área da Cidadania Cultural, vai ser anunciado hoje, segundo a organização.

Vencedor do Prémio Vasco Graça Moura anunciado hoje
Notícias ao Minuto

06:15 - 03/01/16 por Lusa

Cultura Cidadania

O Prémio, instituído pela Estoril Sol, em parceria com a Editora Babel, tem o valor pecuniário de 40 mil euros, e o primeiro distinguido é "conhecido a 03 de janeiro de 2016, coincidente com o dia do aniversário do homenageado", disse à Lusa fonte da Estoril Sol.

"O Prémio Vasco Graça Moura é reservado a uma personalidade de nacionalidade portuguesa, que se tenha notabilizado por um conjunto de obras ou por uma obra original e inovadora de excecional valia para a cidadania cultural do país", segundo a mesma fonte.

De acordo com o regulamento, o Prémio poderá ser atribuído a um escritor, ensaísta, poeta, jornalista, tradutor ou produtor cultural que, ao longo da carreira, tenha contribuído para "dignificar e projetar no espaço público o setor a que pertença".

"Ao promover este prémio, a Estoril Sol e a Babel assumem a convicção de que a sua natureza e abrangência serão o justo reconhecimento pela obra de Vasco Graça Moura, e pela sua imensa, profícua e invulgar polivalência criativa", assinalou a mesma fonte.

Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura, preside ao júri, cuja base é comum ao dos Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, ao qual presidiu Vasco Graça Moura.

Formam ainda o júri, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa de Críticos Literários, Maria Carlos Loureiro, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual e, ainda, Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, pela Estoril Sol.

Poeta, ensaísta, romancista, dramaturgo, cronista e tradutor, Vasco Graça Moura morreu aos 72 anos, no dia 27 de abril de 2014. Graça Moura desempenhava as funções de presidente do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, desde janeiro de 2012.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório