Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Prémio Hernâni Cidade para obra de João Rogaciano

A obra ‘O Síndrome do Senhor Miguel’, de João Manuel da Silva Rogaciano, de Alverca, venceu o Prémio Literário Hernâni Cidade 2015, instituído pelo município de Redondo, no distrito de Évora, revelou hoje a autarquia.

Prémio Hernâni Cidade para obra de João Rogaciano
Notícias ao Minuto

10:08 - 20/10/15 por Lusa

Cultura Literatura

Na 20.ª edição da iniciativa, este ano na modalidade de texto narrativo com o tema ‘O Poder da Palavra’, o segundo prémio foi atribuído à obra ‘Palavras que Germinam no Silêncio’, de Jorge Alexandre da Costa Rodrigues, de Parada de Cunhos, no concelho de Vila Real.

A obra ‘O Caçador de Palavras’, de Paula Cristina Direito Rabaça, de Manteigas, conquistou o terceiro prémio, tendo o júri decidido ainda atribuir uma menção honrosa à obra "Para Ti", de Vera Márcia dos Santos e Silva, de Águas Santas, no concelho da Maia.

A Câmara Municipal de Redondo pretende com esta iniciativa homenagear a memória do professor e escritor Hernâni Cidade, natural da vila, e incentivar a criatividade literária entre jovens e adultos.

A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para o próximo sábado, às 16:00, no auditório do Centro Cultural de Redondo.

Ensaísta e investigador, Hernâni António Cidade, doutorado em Filologia Românica, foi professor de liceu e das faculdades de Letras do Porto e de Lisboa.

Dotado de grande erudição, Hernâni Cidade contribuiu para o estudo da história da cultura e da literatura portuguesa, da qual é considerado um grande especialista, tendo-se notabilizado pelos seus ensaios sobre Camões.

Colaborador de A Águia, Seara Nova e do Primeiro de Janeiro, entre outros títulos da imprensa periódica, codirigiu o Diário Liberal e deixou o seu nome ligado à fundação da Colóquio: Revista de Artes e Letras, e da Colóquio/Letras.

Hernâni Cidade nasceu em Redondo em 1887 e faleceu em Évora em 1975.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório