Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Orfeão leva música, dança e teatro ao Castelo de Leiria

Cerca de quatro centenas de alunos e professores do Orfeão de Leiria -- Conservatório de Artes participam no fim de semana na segunda edição ‘Música no Castelo’, levando também ao castelo de Leiria, monumento nacional, a dança e o teatro.

Orfeão leva música, dança e teatro ao Castelo de Leiria
Notícias ao Minuto

09:43 - 24/06/15 por Lusa

Cultura Fim de semana

"No conjunto vão estar no Castelo de Leiria perto de quatro centenas de alunos e professores do Orfeão", disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição, Acácio de Sousa, adiantando que "vão ser cinco os palcos em contínuo" num "fim de semana de festa".

Acácio de Sousa referiu que os palcos vão estar, por exemplo, "na Alcáçova, na Igreja da Pena ou no Palácio", mas, antes de chegarem ao Castelo, os visitantes terão música "junto à muralha para chamar a atenção para o início da festa".

O responsável explicou que este ano ‘Música no Castelo’ contempla outras iniciativas de animação, como ateliês e 'workshops', assinalando que "os professores disponibilizaram-se para realizar" novas atividades.

Acácio de Sousa revelou-se ainda esperançado no aumento do público nesta segunda edição.

"O ano passado 2.500 pessoas estiveram no Castelo. Esperamos uma adesão idêntica ou maior, não apenas das famílias, como dos turistas que no sábado e no domingo vão conhecer o Castelo e vão levar de Leiria uma lembrança inesquecível", garantiu.

Segundo uma nota de imprensa da organização, a segunda edição "reúne as diversas classes do Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes e conta com a apresentação de inúmeras obras inéditas da autoria de professores e alunos das escolas de música e dança" da instituição.

"Serão apresentadas as obras 'Requiem para um gato', 'Como é que eu vim aqui parar?', 'Quando as cigarras cantam' e o projeto 'Call for Scores', este ano sob o tema Direitos Humanos, que deu o mote para o desenvolvimento das várias composições livres dos alunos-compositores", refere a mesma nota.

‘Música no Castelo’ mostra "o trabalho e criatividade das várias classes do Orfeão de Leiria, entre elas o Grupo de Metais, Orquestra de Sopros, Saxofones, Trompas, Quarteto de Clarinetes, Ensemble de Oboés, Quarteto de Flautas, Quinteto Judaico, Orquestra de Guitarras, Solo e Duo de Violoncelos, Percussão e saxofone, classes de Canto, Coro de iniciados, Coro do Orfeão de Leiria e coro Sénior, Big Band, Blues para todos, Dança Jazz, Crescendo Juntos com as Artes, 'workshop' de dança ‘E quando as letras dançam?’, 'workshop' de teatro, sessão de magia e ainda um espaço para massagens", acrescenta a instituição.

A iniciativa, que tem como convidada a SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos, Leiria, abre portas no sábado às 16:00, encerrando às 22:00, enquanto no domingo ‘Música no Castelo’ decorre entre as 14:00 e as 20:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório