Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Prémio Jean Loup Passek com 32 filmes a concurso

A primeira edição do Prémio Jean Loup Passek do II Festival Internacional de Documentário de Melgaço vai contar com uma seleção de 32 filmes, com o evento a decorrer entre 04 e 09 de agosto.

Prémio Jean Loup Passek com 32 filmes a concurso
Notícias ao Minuto

10:10 - 17/06/15 por Lusa

Cultura Melgaço

Em comunicado sobre a seleção dos documentários nomeados para a primeira edição daquele Prémio, a organização informou que se candidataram cerca de 200 filmes sobre o tema ‘Migrações’, entre os quais foram selecionadas para a competição 15 longas-metragens e 17 médias e curtas-metragens.

O Prémio Jean Loup Passek, em homenagem ao escritor e crítico de cinema francês que doou parte do seu espólio à Câmara Municipal de Melgaço, pretende distinguir filmes "que reflitam sobre as temáticas de migração e fronteira".

Entre as longas-metragens a concurso encontram-se documentários com origem em Portugal, França, Estados Unidos da América (EUA), Chipre, Austrália, Turquia, Alemanha, Itália, Espanha e Kosovo. O prémio para a melhor longa-metragem internacional será de três mil euros.

Já na competição de médias e curtas-metragens vão estar filmes de Portugal, França, Áustria, Bélgica, China, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Perú, Espanha, Polónia, Austrália, Brasil e EUA, sendo o primeiro prémio de 1.500 euros.

Os documentários portugueses selecionados candidatam-se também a um prémio específico, no valor de mil euros.

Os filmes serão exibidos durante o festival ‘Filmes do Homem’, entre 04 e 09 de agosto, promovido pela Câmara Municipal de Melgaço em parceria com a Associação de Produção e Animação Audiovisual (AO NORTE).

O evento pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir sobre a identidade, memória e fronteira, e dinamizar o Museu do Cinema de Melgaço, inaugurado em 2005, onde se encontra o espólio que Jean Loup Passek doou ao concelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório