As novas capas, tal como os anteriores 17 títulos já editados, foram elaboradas pelo ateliê 'silvadesigners' e contam com o contributo de personalidades da cultura lusófona, que grafam o título dos romances.
O músico e escritor brasileiro Chico Buarque foi quem grafou o título "Ensaio sobre a cegueira", já na sua 21.ª edição. O escritor dedicou este romance, publicado pela primeira vez em 1994, à sua filha Violante e à mulher, Pilar del Río, herdeiras dos seus direitos autorais.
Ao fadista Carlos do Carmo, distinguido no ano passado com um Grammy Latino de Carreira, coube grafar o título da 5.ª edição de "O que farei com este livro", obra editada pela primeira vez em 1980.
Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga, no Ribatejo. Em 1998 tornou-se no primeiro autor de língua portuguesa a receber um Prémio Nobel de Literatura, três anos antes tinha recebido o Prémio Camões.
O autor morreu no dia 18 de junho de 2010, na ilha espanhola de Lanzarote, no arquipélago das Canárias.
A Porto Editora, entre outras, reeditou as obras "Ensaio sobre a lucidez", "O homem duplicado", "Manual de pintura e caligrafia", e "A caverna".
O pintor Júlio Pomar, os escritores Lídia Jorge, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Mário de Carvalho e Valter Hugo Mãe, e o arquiteto Álvaro Siza Vieira, são algumas das personalidades que foram convidadas a graafr um dos títulos de Saramago.