Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Ateliermob de arquitetura nomeado para Prémio Chernikhov

O Ateliermob de arquitetura, com sede em Lisboa, foi nomeado para a 5.ª edição do Prémio Iakov Chernikhov, no valor de 50 mil euros, que distingue o trabalho das novas gerações de arquitetos.

Ateliermob de arquitetura nomeado para Prémio Chernikhov
Notícias ao Minuto

17:35 - 15/01/15 por Lusa

Cultura Lisboa

De acordo com o sítio na internet da Ordem dos Arquitetos, o prémio é atribuído bianualmente, desde 2006, pela Fundação Internacional Iakov Chernikhov, a arquitetos com menos de 44 anos, para apoiar a atividade experimental, conceptual e visionária das novas gerações.

Nunca antes atribuído a um ateliê português de arquitetura, a última edição do prémio da fundação russa - a 4.ª - distinguiu o Ensamble Studio, em Madrid (Espanha).

Contactado pela agência Lusa, Tiago Mota Saraiva, do Ateliermob, disse que a nomeação "foi surpreendente".

O ateliê, composto por um grupo de arquitetos com menos de 40 anos, completará em 2015 dez anos de prática profissional.

"Ficámos muito satisfeitos com esta nomeação. É muito relevante para o reconhecimento do nosso trabalho, até porque as nomeações para este prémio não partem de candidaturas, são feitas por um conjunto de especialistas", sublinhou.

Tiago Saraiva indicou que, quando foram informados pela organização do prémio, foi-lhes pedida uma apresentação completa do trabalho do ateliê, que estão a preparar para entregar até 31 de janeiro.

A data do anúncio do vencedor desta 5.ª edição do Prémio Iakov Chernikhov ainda não é conhecida.

A atividade do Ateliermob tem-se centrado na arquitetura e no urbanismo e, particularmente a partir de 2010, igualmente no desenvolvimento de trabalhos, em Portugal, junto das populações mais carenciadas.

Entre os projetos públicos desenvolvidos pelo ateliê, nos últimos cinco anos, estão a Cozinha Comunitária das Terras da Costa, Almada (2012-2014), a Estação de Canoagem de Alvega, Abrantes (2007-2014), e o Anfiteatro ao ar livre, em Rio de Moinhos, Abrantes (2007-2014).

O ateliê fez a curadoria da exposição "Tanto Mar - Portugueses fora de Portugal", realizada na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (2014).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório