O Huffington Post seleccionou onze filmes para uma votação onde será escolhida obra do cinema que melhor roubou o mérito do livro que adaptou.
‘Pshyco’, realizado por Alfred Hitchcock foi umas das primeiras grandes adaptações para cinema. A obra foi escrita por Robert Bloch, mas foi em 1960 que as personagens se deram a conhecer através do cinema.
Em 1967, Mike Nichols transformou o livro de Charles Weeb num dos filmes mais aclamados da história, ‘A primeira noite’.
Al Pacino e Marlon Brando foram as duas personagens mais emblemáticas de ‘O Padrinho’o filme realizado por Francis Ford Copola, em 1972, baseado na obra de Mario Puzo.
Peter Benchley viu os seus tubarões imaginários passarem do papel para a tela cinematográfica. ‘Tubarão’ foi, em 1975, adaptado para o cinema mas o sucesso levou à criação de mais dois filmes em 1978 e 1987.
Em 1994, ‘Forrest Gump’ de Robert Zemeckis levou à ribalta a história de Winston Groom. Para muitos o autor da obra ainda é desconhecido, mas para a maioria a cena ‘Run Forrest, run’, protagonizada por Tom Hanks, continua viva na memória.
No mesmo ano, Frank Darabont deu a conhecer, através do cinema, a obra de Stephen King ‘Os condenados de Shawshank’.
Mais cedo, em 1987 Rob Reiner deu vida às personagens de William Goldman no filme ‘A princesa prometida’.
‘Drive’, realizado por Nicolas Winding Refn em 2011, trouxe no ano passado Ryan Gosling como protagonista da obra de James Sallis, um escritor norte-americano.
Conhecido pelas suas obras, mas mais pelas adaptações destas, Nicholas Sparks escreveu ‘Diário da nossa paixão’, que em 2004 chegou ao cinema pela mão de Nick Cassavetes.
Em 2009, Sandra Bullock foi a actriz principal de ‘Um sonho possível, o filme que levou para o grande ecrã o livro de Michael Lewis.
Nesta lista do Huffington Post conta ainda a saga ‘Crepúsculo’, escrita originalmente por Stephenie Meyer que foi um dos mais recentes sucessos cinematográficos realizados por Catherine Hardwicke.
Ausente desta lista está ‘Harry Potter’, talvez pelo sucesso dos filmes ter sido semelhante aquele alcançado pela obra original de J. K. Rowling.