Partido congratula-se com oportunidade para promover desenvolvimento

O Partido Ecologista "Os Verdes" congratulou-se hoje com a classificação do cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade, e manifestou a expetativa de que a decisão da UNESCO promova o desenvolvimento da região do Alentejo.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
27/11/2014 16:19 ‧ 27/11/2014 por Lusa

Cultura

Cante alentejano

"`Os Verdes´ estão confiantes que o reconhecimento agora obtido vai contribuir para consolidar este património e dar-lhe ainda mais vida e esperam que esta venha a ser uma oportunidade para trazer desenvolvimento a uma região que tanto tem sido abandonada pelo poder central", afirma o PEV, em comunicado.

O PEV considerou que é motivo de orgulho o reconhecimento, por parte da UNESCO, do valor "patrimonial excecional" de uma expressão artística que constitui um "fator identitário do Alentejo e dos alentejanos".

O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi hoje classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A distinção foi aprovada, hoje de manhã, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, que está reunido esta semana em Paris (França).

O comité aprovou a candidatura do cante alentejano e a sua inscrição na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas