Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Partido congratula-se com oportunidade para promover desenvolvimento

O Partido Ecologista "Os Verdes" congratulou-se hoje com a classificação do cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade, e manifestou a expetativa de que a decisão da UNESCO promova o desenvolvimento da região do Alentejo.

Partido congratula-se com oportunidade para promover desenvolvimento
Notícias ao Minuto

16:19 - 27/11/14 por Lusa

Cultura Cante alentejano

"`Os Verdes´ estão confiantes que o reconhecimento agora obtido vai contribuir para consolidar este património e dar-lhe ainda mais vida e esperam que esta venha a ser uma oportunidade para trazer desenvolvimento a uma região que tanto tem sido abandonada pelo poder central", afirma o PEV, em comunicado.

O PEV considerou que é motivo de orgulho o reconhecimento, por parte da UNESCO, do valor "patrimonial excecional" de uma expressão artística que constitui um "fator identitário do Alentejo e dos alentejanos".

O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi hoje classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A distinção foi aprovada, hoje de manhã, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, que está reunido esta semana em Paris (França).

O comité aprovou a candidatura do cante alentejano e a sua inscrição na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório