Procurar

Cinema de David Lynch e Margarida Cardoso na mostra Close Up de Famalicão

O cinema do realizador David Lynch e da cineasta Margarida Cardoso são dois dos pontos centrais da mostra Close-Up - Observatório de Cinema de Famalicão, que começa hoje nesta cidade do distrito de Braga.

Cinema de David Lynch e Margarida Cardoso na mostra Close Up de Famalicão

© Getty Images

Lusa
11/10/2025 15:42 ‧ há 9 horas por Lusa

Cultura

Cinema

De David Lynch, que morreu em janeiro, o Close-Up vai exibir seis longas-metragens, como 'O homem elefante' (1980) e 'Um coração selvagem' (1990), e organiza uma exposição com cartazes e fotografias de rodagem, pertencentes ao Museu de Cinema de Melgaço.

 

O programa dedicado ao cineasta é complementado um cine-concerto - hoje na abertura - e com uma 'masterclass' do músico e desenhador de som norte-americano Dean Hurley, que colaborou com Lynch.

O Close Up decorrerá até ao dia 18 em vários espaços da Casa das Artes e do Teatro Narciso Ferreira, contando igualmente com uma retrospetiva dedicada à realizadora portuguesa Margarida Cardoso, cuja filmografia se tem debruçado "de forma consistente sobre a relação de Portugal com África e com o seu passado colonial", refere a organização.

'A Costa dos Murmúrios' (2004), 'Kuxa Kanema - O Nascimento do Cinema' (2003) e 'Banzo' (2024), candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, são três dos filmes escolhidos para o Close-Up, todos com a presença da realizadora.

Destaque ainda para outros dois cine-concertos, com Bruno Pernadas a musicar um filme inacabado de Orson Welles, de 1942, 'It´s All True', e com a Orquestra Sinfónica da ARTAVE a interpretar temas de vários filmes James Bond, no fecho do Close Up.

Estão previstas várias sessões para escolas, nomeadamente 'Retratos Fantasmas' (2023), documentário de Kléber Mendonça Filho, e o premiado 'Flow - À deriva' (2024), animação de Gints Zilbalodis.

Toda a programação da décima edição do Close Up está em closeup.pt.

Leia Também: Festival de cinema de Tallinn com cinco filmes portugueses na competição

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10