A menção foi atribuída no âmbito da competição internacional, na qual o grande prémio foi entregue ao filme 'Hurikán', do realizador checo Jan Saska.
'Cão Sozinho' parte da "história real de um cão deixado ao abandono na sua própria casa, no tempo em que o meu avô começou a experienciar a sua viuvez e eu regressava de Londres, lugar onde me senti mais sozinha que nunca", refere a sinopse.
Produzido pela cooperativa de cinema de animação BAP Animation Studios em coprodução com França, 'Cão Sozinho' foi premiado em julho num festival de cinema no Kosovo e obteve outras menções especiais em contexto de festivais na Croácia.
De acordo com a Agência da Curta-Metragem, 'Cão Sozinho' é o terceiro filme de Marta Reis Andrade (1991), formada em Lisboa, Paris e Londres, onde também trabalhou. Atualmente integra o BAP Animation Studios, como animadora e realizadora.
O percurso internacional de 'Cão Sozinho' continuará em outubro por festivais na Roménia, Suíça, Taiwan, Estados Unidos, Hungria, Grécia, Arménia e Suécia, de acordo com informação da Agência da Curta-Metragem.
Na programação do ANIMASYROS, o maior festival grego dedicado ao cinema de animação, estiveram presentes outros filmes com produção portuguesa, nomeadamente 'Sequencial', de Bruno Caetano, e 'Al Amal -- A Journey of Hope', coassinado por Orhan Koshkar, Jalal Rasho, Thomas Kunstler e pela autora portuguesa Fausta Pereira.
Leia Também: Cultura gera 3,4% da riqueza mundial e 3,6% do emprego, diz UNESCO