Procurar

Lídia Jorge vai estar em destaque em Festival Literário de Querença

A escritora Lídia Jorge estar em destaque na 5.ª edição do Festival Literário Internacional de Querença (FLIQ), que começa hoje, na localidade homónima, no concelho de Loulé, promovido pela Fundação Manuel Guerreiro Viegas Guerreiro.

Lídia Jorge vai estar em destaque em Festival Literário de Querença

© Lusa

Lusa
19/09/2025 09:43 ‧ há 1 semana por Lusa

Cultura

Escritora

O festival vai prolongar-se até domingo e, durante os três dias, será feita "uma grande homenagem" à escritora algarvia, cuja obra e contributo para a literatura vão estar em destaque através da "palavra escrita, dita, lembrada, cantada ou discutida", adiantou a fundação na sua página na Internet.

 

"'Os grandes navios da Terra', ideia retirada do livro de Lídia Jorge 'O Vale da Paixão', titula a 5.ª edição do FLIQ. O poema narrativo 'Alfarrobeira do caminho' constitui a raiz deste regresso do encontro literário de Querença, de onde a fundação parte para homenagear uma das figuras maiores da literatura nacional e do mundo", destacou a organização.

Académicos, leitores e músicos vão participar num conjunto de atividades, que começa hoje, pelas 19:45, com uma palestra do catedrático da Universidade de Lisboa Viriato Soromenho-Marques, intitulada 'A Literatura entre Memória e Utopia'.

De acordo com o programa, à palestra seguem-se palavras de Lídia Jorge e, às 21:00, será a vez da música, com um concerto da Orquestra do Algarve, indicou a organização, dando destaque também à "estreia mundial da peça de João Nascimento, intitulada 'O Diamante de Milene', criada a partir de outro livro de Lídia Jorge: 'O Vento Assobiando nas Gruas', uma encomenda da Fundação ao compositor", referiu.

Participam também no evento nomes como Antonio Sáez Delgado, Carlos Reis, Catherine Dumas, Conceição Brandão, Guilherme d'Oliveira Martins, José Carlos Barros, Maurício Vieira, Paulo Guerra, Pierre Léglise-Costa, Pilar del Rio e Rui Diniz Monteiro, adiantou a fundação.

"Os oradores estão distribuídos por palestras ao longo dos três dias e por duas conferências, no sábado. A da manhã, 'A escrita da Terra', pelas 10:30, é moderada por Manuel Célio Conceição, professor associado na Universidade do Algarve. A da tarde, 'Caminhos para o Mundo', pelas 15:50, tem moderação de Maria João Costa, jornalista", precisou.

Leituras musicadas por Amélia Muge e Filipe Raposo, no sábado, às 21:00, ou a exposição documental 'Lídia Jorge: O poder transfigurador da Literatura', comissariada por Salvador Santos, editor e escritor, são outras das iniciativas previstas.

O FLIQ tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio institucional da Unidade de Cultura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. É apoiado pela Câmara Municipal de Loulé, pela União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, Fundação Calouste Gulbenkian e Teatro Nacional D. Maria II, recordou a fundação.

São também parceiros do evento a Universidade do Algarve, a Fundação José Saramago, o Município de Vila Real de Santo António, entre outros, anunciou a organização, revelando que, a partir de 2025, o FLIQ passará a ter uma "periodicidade bianual".

Leia Também: Obras no Museu Nacional de Arqueologia terão de ir para lá do PRR

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10