Procurar

Obras no Museu Nacional de Arqueologia terão de ir para lá do PRR

As obras do PRR no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, encerrado desde 2022, deverão terminar em meados de 2026, mas a remodelação daquele equipamento inclui ainda uma segunda fase de obras, não havendo data prevista de reabertura.

Obras no Museu Nacional de Arqueologia terão de ir para lá do PRR

© Tripadvisor

Lusa
18/09/2025 23:55 ‧ há 2 semanas por Lusa

Cultura

PRR

A ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, visitou hoje as obras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no Museu Nacional de Arqueologia (MNA), que, de acordo com diretor daquele equipamento, António Carvalho, estarão concluídas "até 30 de junho de 2026, data terminus do PRR".

 

A intervenção no MNA inclui duas fases: A primeira, com duas empreitadas -- "uma no interior, coberturas e reforço estrutural e outra de limpeza e conservação das fachadas" -- é financiada pelo PRR e está calculada em cerca de 24,5 milhões de euros.

A segunda fase, "para fechar a obra" e que está calculada em 23 milhões de euros, terá outra fonte de financiamento, que segundo o responsável deverá chegar através de outros programas europeus ou do Orçamento do Estado.

António Carvalho não se compromete com uma data de reabertura do museu.

"Essa data não posso dar neste momento, porque é preciso, em primeiro lugar, lançar a empreitada. Estando prevista no Orçamento do Estado ocorre nos primeiros seis meses de 2026, para que possa idealmente dar continuidade a esta que termina em 30 de junho de 2026", disse aos jornalistas.

Depois fica a faltar ainda a montagem do museu, "que não está prevista nessa segunda fase".

Em relação às obras da segunda fase, a ministra da Cultura, Juventude e Desporto referiu que "obviamente" o Governo irá "garantir financiamento".

O PRR é um mecanismo de financiamento, de âmbito europeu, para ser aplicado em reformas estruturais em resposta à crise pandémica provocada pela covid-19.

Na área da Cultura, designada medida C4 - Cultura, está alocado um total de 346 milhões de euros, incluindo financiamento de 102,39 milhões de euros na componente de redes culturais e transição digital, segundo o Ministério da Cultura.

Entre as 85 intervenções previstas no PRR contam-se obras no Mosteiro dos Jerónimos, no Museu Nacional de Arqueologia, no Museu Nacional de Arte Antiga, nos teatros nacionais de São Carlos e D. Maria II, em Lisboa, no Convento de Cristo, em Tomar, e no Mosteiro da Batalha, o Castelo de Pinhel, o Mosteiro de Tibães e a Igreja da Senhora das Salvas, em Sines, no Mosteiro de Tibães, em Braga, e a construção do Arquivo Nacional do Som, em Mafra.

Leia Também: Ministra da Cultura assegura execução de 100% do PRR no setor

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10