Procurar

Espanha sai da Eurovisão? "Não podemos normalizar participação de Israel"

O ministro da Cultura de Espanha defendeu que não se pode "normalizar a participação de Israel nos fóruns internacionais" e admitiu que poderão ser "tomadas medidas", incluindo retirar Espanha da Eurovisão.

Espanha sai da Eurovisão? "Não podemos normalizar participação de Israel"

© FABRICE COFFRINI/AFP via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
10/09/2025 23:17 ‧ há 3 semanas por Márcia Guímaro Rodrigues

Cultura

Eurovisão

O ministro espanhol da Cultura, Ernest Urtasun, defendeu a possibilidade de retirar Espanha do Festival Eurovisão da Canção até à expulsão de Israel, considerando que "não se pode participar a participação de Israel nos fóruns internacionais".

 

"Não creio que possamos normalizar a participação de Israel nos fóruns internacionais como se nada estivesse a acontecer", disse o ministro em declarações ao programa La Hora de La 1 da RTVE, na segunda-feira.

Apesar de reconhecer que a decisão de participar no concurso europeu "cabe à TVE", a estação pública do país, Urtasun afirmou que "terão de ser tomadas medidas".

"É uma decisão da RTVE, mas o que posso dizer é que se Israel participar e não o conseguirmos expulsar, então medidas como a que referiu [retirada] terão de ser tomadas", afirmou.

O ministro frisou ainda que eventos como a Eurovisão são "uma certa representação do país" e não é apenas "um artista individual" que participa no concurso.

Em maio, o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, já tinha defendido a expulsão de Israel do Festival Eurovisão da Canção e de outras competições internacionais, tal como aconteceu com a Rússia após a invasão da Ucrânia, em 2022.

"Não podemos permitir duplos 'standards'", disse Sánchez, na altura, realçando que "ninguém levou as mãos à cabeça" quando a Rússia foi excluída de competições desportivas internacionais ou de iniciativas como a Eurovisão.

Além disso, a participação de Israel na 69.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, em Basileia, na Suíça, levou a momentos de tensão entre a televisão pública espanhola RTVE e a UER.

No prólogo da atuação da candidata israelita, Yuval Raphael, na primeira semifinal, os comentadores espanhóis Tony Aguilar e Julia Varela recordaram que a RTVE pediu formalmente à organização do festival para que se abra um debate sobre a continuidade de Israel. Os comentadores sublinharam ainda as "mais de 50 mil" mortes de palestinianos, incluindo 15 mil crianças.

Face aos comentários, a UER advertiu a RTVE de que seria multada se voltasse a repetir as declarações na final de sábado. No entanto, apesar da ameaça, antes da final, a televisão espanhola publicou nas suas redes sociais e emitiu uma mensagem num fundo preto, onde se lia: "Perante os direitos humanos, o silêncio não é uma opção. Paz e justiça para a Palestina".

Eurovisão e Espanha de 'costas voltadas' por causa de Israel. Porquê?

Eurovisão e Espanha de 'costas voltadas' por causa de Israel. Porquê?

Das críticas sobre a participação aos 12 pontos do público à canção de Israel. Fique a par da polémica que está a dividir Espanha (e não só) e a Eurovisão.

Notícias ao Minuto com Lusa | 23:59 - 21/05/2025

Espanha não é o único país a defender a expulsão de Israel

Na semana passada, a Eslovénia anunciou que não participaria na Eurovisão se Israel se mantivesse entre os candidatos. A RTVSLO, emissora pública do país, realçou que esta decisão "dependerá das ações da UER" e que tomará uma decisão final dentro de alguns meses. 

Sublinhe-se que, na edição deste ano, Israel esteve prestes a superar a Áustria na final da Eurovisão, que venceu nos momentos finais. A Áustria, com JJ e 'Wasted Love', recebeu um total de 436 pontos: 258 pontos do júri e 178 pontos do público. Já Israel, com Yuval Raphael e 'New Day Will Rise', somou 357, distribuídos por 60 do júri e 297 do público.

"Preocupações". Eurodeputados pedem dados sobre votações da Eurovisão

Em causa estão as "crescentes preocupações com irregularidades" nas votações da Eurovisão deste ano, sobretudo as diferenças entre os voto do júri e o voto do público - que deu pontuação máxima a Israel. 

Notícias ao Minuto | 22:39 - 07/06/2025

Leia Também: Artista da Eurovisão boicota própria música até expulsão de Israel

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10