ÓperaFest abre com nova produção de 'La Traviata', de Giuseppe Verdi

A ópera 'La Traviata', de Giuseppe Verdi, com direção musical do maestro Osvaldo Ferreira e encenação de David Pereira Bastos, protagonizada por Darija Augustan, abre hoje o 6.º Operafest, que decorre até 16 de setembro, entre Oeiras e Lisboa.

ópera, música, maestro, orquestra

© Shutter Stock 

Lusa
07/08/2025 09:07 ‧ ontem por Lusa

Cultura

Música

'La Traviata' fica em cena até 10 de agosto, para três récitas, no Convento da Cartuxa, em Caxias, no concelho de Oeiras. Além de Darija Augustan, como protagonista, o elenco conta com Ermin Asceric Christian Luján, Luís Caetano, Nuno Fonseca, Luís Mayer-Bento, Alexandra Calado e Laura Matadinho, a que se juntam o Coro Operafest, dirigido por Filipa Palhares, e a Orquestra Filarmónica Portuguesa, numa coprodução entre o festival e a orquestra.

 

Em declarações à agência Lusa, a diretora artística do Operafest, a soprano Catarina Molder, afirmou que o alargamento do certame ao concelho de Oeiras, vizinho de Lisboa, permitiu "não só um maior financiamento, possibilitando apresentar as óperas nas suas versões originais para grande orquestra e grande coro", e responder "à necessidade de o festival se expandir e ter um parceiro de peso, financeiramente e do ponto de vista logístico, ao aumentar a capacidade de chegar a mais público".

O tema desta edição é "Amores Proibidos", para desafiar todas as interdições com grandes dramas de Mozart, Verdi e Henry Purcell, até 16 de setembro, sem esquecer a já habitual Rave Operática, desta vez a acontecer na sexta-feira, 08 de agosto, com Tó Trips & Fakes Latinos, Bateu Matou e DJ Marfox, para "Uma noite do outro mundo", no Convento da Cartuxa.

Um dos destaques da edição deste ano é a estreia nacional da ópera "Julie", do compositor belga Philippe Boesmans (1936-2022), que fez grande parte da sua carreira na Ópera La Monnaie, em Bruxelas.

Esta ópera é inspirada na peça "Menina Ju´lia", de August Strindberg, terá direção musical de Bruno Borralhinho, encenação de Daniela Kerck e interpretação de Julia Deit-Ferrand, Camila Mandillo e Michal Marhold, acompanhados pelo ensemble Beira.

"Julie" vai ficar em cartaz na Culturgest, em Lisboa, nos dias 05 e 06 de setembro.

A ópera "Dido e Eneias", de Purcell, apresentar-se-á nos próximos dias 29 e 30, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, sob a direção musical de Marcos Magalhães, com encenação de Rui Horta, e as vozes de Margarida Simões e Luís Rendas Pereira, como protagonistas, Eduarda Melo, Beatriz Volante, Ana Cloé e Arthur Filemon, acompanhados pelo coro do festival e a orquestra de época Os Músicos do Tejo.

"A Flauta Mágica", de Mozart, vai estar em cena no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, nos dias 12 e 13 de setembro, marcando o encerramento do festival.

Esta é a versão portuguesa do compositor Alexandre Delgado, com encenação de Mónica Garnel, retomada da edição de 2023 do Operafest.

A derradeira ópera do compositor austríaco será dirigida por Pedro Carneiro e contará com as vozes de Cecília Rodrigues, Bruno Almeida, André Henriques, Patrícia Modesto e Nuno Dias, acompanhados pela Orquestra de Câmara Portuguesa.

Da programação consta ainda o habitual ciclo de cinema, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, que cruza a Sétima Arte com a ópera.

"O Castelo do Barba Azul", de Michael Powell, "Miss Julie", de Alf Sjöberg, "O Dia do Desespero", de Manoel de Oliveira, e "La Traviata", de Franco Zefirelli, compõem este programa, que se estende de 03 a 09 de setembro.

Duas conferências no espaço cultural do El Corte Inglés, em Lisboa, pelos musicólogos Paulo Ferreira de Castro e Rui Vieira Nery, prolongam esta 6.ª edição do Operafest até 16 de setembro. No dia 15, Paulo Ferreira de Castro falará de "Ópera e Literatura" e, no dia 16, Rui Vieira Nery, de "Ópera e Amores Proibidos".

A programação integral está disponível no 'site' do Operafest.

Leia Também: Neopop faz soar "música de dança interplanetária" em três noites em Viana

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas