Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 27º

Miguel Gomes abre Festival de Marselha (com Ico Costa em competição)

O filme "O Ouro e o Mundo", do realizador português Ico Costa, está na competição do Festival de Cinema de Marselha, que tem início hoje com o recém-premiado em Cannes "Grand Tour", de Miguel Gomes, como filme de abertura.

Miguel Gomes abre Festival de Marselha (com Ico Costa em competição)
Notícias ao Minuto

07:44 - 25/06/24 por Lusa

Cultura Cinema

Selecionado para a competição internacional, "O Ouro e o Mundo" é a segunda longa-metragem de Ico Costa e foi rodado em Moçambique, onde o realizador tem trabalhado em anos recentes.

"O Ouro e o Mundo" fará a estreia internacional em contexto de festival em Marselha, poucas semanas depois de ter sido premiado como Melhor Longa-Metragem Portuguesa no festival IndieLisboa.

Sobre a produção de "O Ouro e o Mundo", com coprodução francesa, Ico Costa explicou que o filme foi adiado várias vezes por causa da pandemia da covid-19 e as circunstâncias no terreno acabaram por ditar que fosse feito com "uma equipa pequena e equipamento mínimo".

Na competição internacional está também o filme austríaco "It is at this point that the need to write history arises", de Constanze Ruhm, com coprodução minoritária portuguesa, e a produção brasileira "Parque de diversões", de Ricardo Alves Jr.

Nas restantes secções competitivas, há ainda duas coproduções minoritárias nacionais: "Habits d'Automne", curta-metragem francesa de Yohei Yamakado, e "Bienvenidos conquistadores interplanetários y del espacio sideral", longa-metragem colombiana de Andrés Jurado.

Está ainda prevista uma retrospetiva do cinema do realizador brasileiro Adirley Queirós e da realizadora portuguesa Joana Pimenta.

O festival termina no dia 30.

Leia Também: Cultura portuguesa celebrada em Nova Iorque com vários eventos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório