Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
28º
MIN 20º MÁX 28º

Rui Machado designado diretor da Cinemateca até fim do concurso

A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, designou, em regime de substituição, o subdiretor da Cinemateca Portuguesa Rui Machado para o cargo de diretor da instituição, que já exerce desde fevereiro, até à conclusão do concurso para preenchimento daquele posto.

Rui Machado designado diretor da Cinemateca até fim do concurso
Notícias ao Minuto

11:58 - 18/06/24 por Lusa

Cultura DR

De acordo com um despacho publicado hoje em Diário da República, datado de 31 de maio, Rui Machado é formalmente designado diretor da Cinemateca Portuguesa até que seja terminado o concurso de recrutamento para aquele cargo.

Nascido em 1970, Rui Machado começou a trabalhar na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, em 1990, como técnico de conservação, em 'part-time' enquanto terminava a licenciatura em Economia, passando depois a tempo inteiro, de acordo com a nota curricular que acompanha o despacho.

Dez anos depois, assumiu a coordenação da área técnica do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), sendo nomeado, em 2006, pelo então diretor da Cinemateca, João Bénard da Costa, chefe interino do Departamento ANIM, que assumiu formalmente em 2009.

Rui Machado passou a subdiretor da Cinemateca em 2014, tendo exercido as funções de diretor desde 07 de fevereiro deste ano, "por ter sido atingido o limite máximo de duração da comissão de serviço do técnico superior José Manuel Correia Costa no cargo".

O concurso para a direção da Cinemateca foi aberto no final do ano passado, tendo a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública não encontrado "três candidatos aptos a integrar uma proposta de designação".

Uma das alterações ao concurso face ao passado dizia respeito ao facto de passar a aceitar candidaturas de cidadãos brasileiros, "a quem tenha sido reconhecido o estatuto de igualdade", que residam em Portugal.

Além disso, deixou de ser dada preferência a áreas de formação académica, quando em 2014 tinham vantagem os candidatos formados em História, Direito, Economia, Gestão, Cinema e Comunicação Social.

Leia Também: DocLisboa exibe maior retrospetiva de Leduc fora do México em outubro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório