Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 25º

25 de Abril. Programa comemorativo vai apoiar sete projetos de cinema

Uma longa-metragem de Joana Brandão e uma série televisiva de Luís Almeida estão entre os sete projetos que vão receber financiamento de um programa criado no âmbito dos 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974.

25 de Abril. Programa comemorativo vai apoiar sete projetos de cinema
Notícias ao Minuto

23:23 - 23/04/24 por Lusa

Cultura Audiovisual

O Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) revelou hoje que a este programa de apoio, com uma dotação de 790.000 euros, foram admitidas 66 candidaturas, tendo o júri escolhido sete projetos.

Este programa de apoio intitula-se "Cinema pela Democracia" e foi lançado em outubro no âmbito das celebrações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, numa parceria entre o ICA e a estrutura de missão sobre aquela efeméride.

De acordo com a lista divulgada pelo ICA, a maior fatia de financiamento -- 250.000 euros cada -- será para o projeto de uma primeira longa-metragem assinada pela atriz Joana Brandão e para uma série televisiva idealizada pelo produtor e realizador Luís Almeida.

"Coragem Hoje, Abraços Amanhã", produzido pela real Ficção, será uma longa-metragem de ficção, que tem a mesma base do monólogo que Joana Brandão escreveu e encenou e interpretou há dez anos, a partir de uma pesquisa e entrevistas a mulheres que foram torturadas pela PIDE, a polícia política do Estado Novo, contou hoje à agência Lusa.

"É sobre a luta daquelas mulheres. É a visão concreta daquelas mulheres, da luta delas. O título era uma das frases que os presos diziam por código de batidas quando comunicavam. (...) Isto para mim é uma emoção muito grande, principalmente por poder dar voz a estas mulheres. Vai ser para mim uma honra enorme", disse Joana Brandão.

A série televisiva "Novas Narrativas de Caça", de Luís Almeida e Victor Lemos, é composta por sete episódios com outras tantas histórias unidas pelo mesmo tema: "A busca de identidade e pertença de portugueses negros, afrodescendentes, que lutam para fazer parte de uma sociedade que muitas vezes os ignora e oprime", lê-se na página oficial do projeto.

"Novas narrativas de caça" é uma iniciativa de Many Takes e Galo Bravo e entre os autores associados a cada episódio estão Luís Almeida, Cláudia Semedo, Gisela Casimiro e Diogo Carvalho.

No programa de apoio financeiro "Cinema pela Democracia" vão ainda ser apoiados três projetos de documentários para cinema e audiovisual: "A palavra contra o silêncio", candidatado pela Continue Walking, com 100.000 euros, "Celeste dos Cravos", pela MGN, com 90.000 euros, e "Querido Mário", pela Sopro Filmes, com 73.000 euros.

A mostra de cinema "25 de abril em curtas", promovido pela produtora vilacondense Curtas Metragens CRL, com 7.000 euros, e a iniciativa "Ontem e Hoje: As imagens de Abril", da Casa da Esquina, de Coimbra, com 20.000 euros, são os dois outros projetos escolhidos.

Aquele programa de apoio tem como objetivo incentivar a criação de filmes, séries, telefilmes, ações de formação, seminários e ciclos de cinema "que apelem à comemoração dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril e à reflexão sobre a sua relevância na construção da atual democracia".

É estipulado um faseamento da atribuição dos 790.000 euros entre 2024 e 2027.

Leia Também: Serralves expõe "um grito de liberdade que tem que ser contínuo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório