Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Português vence prémio de fotógrafo europeu do ano pela terceira vez

Num ano que quebrou recordes de participação com mais de 3.300 imagens submetidas, vários portugueses foram distinguidos.

Notícias ao Minuto

18:03 - 16/04/24 por Notícias ao Minuto

Cultura Fotografia

O português André Boto foi, pela terceira vez, distinguido com o prémio Fotógrafo Europeu do Ano 2024, galardão entregue pela Federação Europeia de Fotógrafos (FEP) numa cerimónia que ocorreu a 13 de abril, em Alesund, na Noruega.

"A distinção máxima, de Fotógrafo Europeu do Ano, volta a ser atribuída a André Boto, que, depois de no ano passado se ter tornado no único fotógrafo a conquistar o principal troféu da competição duas vezes (2010 e 2023), agora consegue-o pela terceira vez, em 2024", elencou a entidade, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Ainda assim, e num ano que quebrou recordes de participação, com mais de 3.300 imagens submetidas, vários portugueses foram distinguidos.

Se André Boto foi o vencedor da ‘Câmara de Ouro’ na categoria ‘Comercial e Publicidade’, Luís Godinho conquistou ‘Câmara de Ouro’ em reportagem, enquanto Paulo Pinto obteve a ‘Câmara de Prata’ e Casamento.

Já Franklin Neto arrecadou a ‘Câmara de Bronze’ em ‘Comercial e Publicidade’, bem como um nono lugar em Paisagem. Valter Antunes, por seu turno, conseguiu o sexto lugar em Casamento.

"Este ano marca a primeira vez que é implementada uma verificação profunda de todas as imagens e respetivos ficheiros originais dos finalistas. O objetivo é defender os princípios mais básicos da fotografia, com o mínimo uso em absoluto de Inteligência Artificial e imagens de banco de imagens nas poucas categorias que permitem isso. Ao priorizar a autenticidade e a integridade, garantimos que cada imagem vencedora seja um verdadeiro reflexo da habilidade e visão do fotógrafo", salientou o presidente da competição, Johan Brouwers, na mesma nota.

Percorra a galeria.

Leia Também: Luís Godinho volta a vencer prémio europeu de fotojornalismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório