Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Portugueses em conferência europeia de bibliotecas móveis na Eslovénia

Três bibliotecários portugueses, autores da obra 'Homens Livro', vão participar em Liubliana, Eslovénia, numa conferência europeia sobre as bibliotecas móveis, nos dias 16 e 17 de maio.

Portugueses em conferência europeia de bibliotecas móveis na Eslovénia
Notícias ao Minuto

22:37 - 15/04/24 por Lusa

Cultura Literatura

"Aquele livro sobre o serviço de leitura às populações", que era assegurado em Portugal pela rede de bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), sobretudo na segunda metade do século XX, "foi uma das obras recomendadas" no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL), enfatizou hoje o bibliotecário Carlos Marta Ferreira à agência Lusa.

Carlos Marta Ferreira, que trabalhou longos anos na FCG, na região Centro, e que atualmente é responsável pela biblioteca móvel da Fundação ADFP, em Miranda do Corvo, distrito de Coimbra, concebeu 'Homens Livro' (2022), com textos e ilustrações diversas, em parceria com Bento Ramires, Rui Guedes e Patrícia Carreiro.

Carlos, Bento e Rui são os bibliotecários portugueses que intervirão, no dia 16 de maio, na 22.ª Conferência sobre Bibliotecas Móveis, que inclui um Festival de Bibliobuses, como convidados da Associação Eslovena de Bibliotecas e da Biblioteca Municipal de Liubliana, tendo em conta que os três estão ligados a projetos de leitura itinerantes em diferentes zonas do país.

Holanda, Espanha, Macedónia do Norte, Lituânia, Bulgária e Croácia são os restantes países representados na iniciativa internacional, que reúne dezenas de especialistas.

Ao todo, existem ainda em Portugal cerca de 80 bibliotecas móveis, depois de a Fundação Gulbenkian, nos anos de 1990, ter transferido a maioria da sua rede para os municípios, estando algumas também na posse de instituições particulares.

Leia Também: Primeiro livro sobre chocolate vendido em Portugal por 44 mil euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório