Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Primeiro livro sobre chocolate vendido em Portugal por 44 mil euros

O autor do livro 'Un discurso del Chocolate', escrito há 400 anos, dá "pistas valiosas sobre a forma como o chocolate era feito e sobre os ingredientes utilizados na sua preparação".

Notícias ao Minuto

13:24 - 15/04/24 por Notícias ao Minuto

Cultura Chocolate

O primeiro livro do mundo sobre chocolate foi vendido por uma leiloeira que vende livros antigos e raros situada em Guimarães.

De acordo com a informação disponibilizada no site, o livro em causa, 'Un discurso del Chocolate', começou a ser vendido por dois mil euros.

As 41 licitações que aconteceram fizeram com que a obra, escrita pelo médico Santiago Valverde Turices e impressa há 400 anos em Sevilha, Espanha, fosse vendida por 44 mil euros.

"Nesta obra, Valverde Turices partilha as informações que havia recolhido junto de pessoas que faziam chocolate 'nesta Ciudad' [Sevilha] e nas 'Indias' [de Castela], tratando das qualidades do cacau, das diferentes formas de beber o chocolate, da sua interferência com os 'humores', nomeadamente no efeito que teria em pessoas sãs e em pessoas com algum tipo de patologia (como por exemplo 'los coléricos')", explicam os responsáveis da casa de leilões, referindo que "o autor dá-nos pistas valiosas sobre a forma como o chocolate era feito e sobre os ingredientes utilizados na sua preparação, descrevendo as propriedades do açúcar, das avelãs, do anis, da pimenta".

"As receitas de chocolate que nos dá a conhecer são muito importantes para perceber como se consumia o chocolate nos primeiros tempos da sua difusão pela Europa. O chocolate (então considerado um produto exótico) é ainda tratado como um medicamento que começava a fazer o seu caminho como alimento, como se depreende do capítulo 'si el chocolate es bueno a los sanos'", lê-se no site.

A obra terá tido muita popularidade no século XX, e conhecem-se apenas dois exemplares "inventariados em bibliotecas públicas (Universidade da Califórnia e Biblioteca Nacional de Madrid)".

"Ausente dos principais leilões de livros do século XX, supomos que este livro da biblioteca de Correia de Campos será o terceiro exemplar desta obra conhecido no Mundo", afirmam os responsáveis, explicando que o livro está "em bom estado de conservação".

Veja mais fotos na galeria acima.

Leia Também: Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir

Recomendados para si

;
Campo obrigatório