Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Festival Latitudes arranca na quinta-feira em Óbidos

A edição 2024 do festival Latitudes - Literaturas e Viajantes vai realizar-se em Óbidos, de 11 a 14 de abril, com curadoria de Jose Luis Peixoto.

Festival Latitudes arranca na quinta-feira em Óbidos
Notícias ao Minuto

23:06 - 09/04/24 por Lusa

Cultura Óbidos

O festival que, segundo o curador, pretende contribuir para "pensar o mundo com criatividade", levará à vila de Óbidos, no distrito de Leiria, conversas à volta de múltiplas dimensões da escrita e das viagens, exposições, concertos e oficinas, entre outras atividades.

A programação arranca, na quinta-feira, com uma viagem pelo concelho, sendo o primeiro dia do evento marcado também pela inauguração da exposição 'Retratos contados de Alice Vieira em Óbidos', mostra que assinala os 45 anos de obra literária da autora e que ficará patente no Museu Abílio de Mattos e Silva até ao dia 19 de maio.

No que toca a exposições será, no mesmo dia, inaugurada uma mostra de fotografia de Ana Abraão, intitulada 'Outros mundos e Kalasha', que poderá ser visitada na Galeria Nova Ogiva.

Entre os livros com apresentação marcada para Óbidos destaque para 'Viagem a Portugal Revisited', obra em que a partir do livro de José Saramago 'Viagem a Portugal', José Luis Peixoto e cinco autores estrangeiros - Adriana Lisboa (Brasil), Ondjaki (Angola), Maaza Mengiste (EUA), Laura Restrepo (Espanha) e Arthur Larue (França) - revisitaram os locais descritos pelo Nobel e sobre eles criaram textos originais.

Nas conversas em torno da literatura e das viagens participam nesta edição, entre outros, autores como Fernando Ribeiro (vocalista de Moonspell), Sandra Monteiro (diretora da edição portuguesa do jornal Le Monde Diplomatique), o poeta romeno Dinu Flamand e a tradutora tailandesa Lanlalit Samanuhat, Susana Jacobetty e João Bacelar (diretora e diretor adjunto da revista A Mazazine), Ruy Ventura e Nuno Matos (da revista Devir), o escritor Afonso Cruz e o humorista e locutor Fernando Alvim.

Na vertente formativa o programa integra seis oficinas dedicadas a temas tão diversos como a construção de um foguetão, reflexões desenhadas sobre viagens, encadernação de diários de bordo ou escrita criativa.

Um bosque literário e viagens pelo imaginário na carrinha do desassossego são outras das propostas do festival cuja programação inclui ainda Curtas de Animação da produtora Sardinha em Lata e um Jantar Literário inspirado na vida e obra do poeta obidense Armando da Silva Carvalho.

Entre os destaques da programação lugar ainda para uma sessão sobre '500 anos de Camões... Porquê?', com a comissária das comemorações Camões 500 anos, e os concertos 'Projeto Entre Nós', com Beatriz Ferro e Melanie Russo, o espetáculo com António Marcos e o Festival Termómetro 2024, com a atuação de bandas emergentes.

O Festival Latitudes é organizado pela autarquia de Óbidos desde 2017.

Leia Também: Festival de Cannes atribui prémio de carreira a George Lucas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório