Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Festival Internacional de Balonismo volta Coruche a partir de 5.ª-feira

O Festival Internacional de Balonismo volta entre quinta-feira e domingo a Coruche, no distrito de Santarém, numa iniciativa que pretende celebrar a cultura da região e levará à vila ribatejana várias equipas internacionais, divulgou hoje o município.

Festival Internacional de Balonismo volta Coruche a partir de 5.ª-feira
Notícias ao Minuto

20:44 - 18/03/24 por Lusa

Cultura Coruche

Em declarações à Lusa, a vereadora da Câmara Municipal de Coruche responsável pela Cultura e pelo Turismo, Susana Cruz, referiu que o balonismo representa para a vila "uma atividade com um forte impacto na economia local", já que tem a capacidade de atrair "visitantes de vários pontos do país" pela "imagem e pela beleza" da paisagem.

Segundo a autarca, nos últimos anos o festival, que terá este ano a sétima edição, tem-se afirmado como uma referência nacional e internacional do balonismo, atraindo pilotos e entusiastas de todo o mundo, embora a atividade esteja sempre dependente do tempo.

"É uma atividade que está muito dependente das boas condições climatéricas e pode surgir o risco de não haver condições para voar. A direção técnica do festival só dará a permissão para voar caso estejam reunidas todas as condições climatéricas para que os balonistas possam voar", salientou.

Ainda de acordo com Susana Cruz, o festival representa um investimento de 150 mil euros, que contempla não só "a dimensão técnica e a captação de balonistas internacionais", como também "toda a componente de organização cultural", com mostras de artesanato, 'street food' e atividades de animação musical e infantil.

O programa deste ano do festival inclui sete voos matinais e vespertinos, durante os quais os participantes terão oportunidade de "contemplar os céus e sobrevoar os territórios de montado, um dos 35 ecossistemas mais importantes do mundo no que respeita à conservação da biodiversidade", segundo o município.

Numa nota, a Câmara Municipal indica que, além dos voos, o festival contará com o espetáculo Night Glow, que combina balões, luz e música eletrónica, batismos em balão de ar quente estático, uma feira de artesanato local, produtos regionais e o 'street food fest'.

Na sexta-feira, haverá um concerto da banda Sai do Chão (tributo a Ivete Sangalo) e, no sábado, subirá ao palco o grupo The Peakles (tributo a The Beatles) e, no dia seguinte, o One Vision (tributo a Queen).

No domingo à tarde, haverá teatro infantil com a peça "A Festa da Carochinha" e um espetáculo de magia com o mágico Vegas.

Leia Também: Hádoc regressa com ciclo de filmes que promete "descodificar atualidade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório