Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Hádoc regressa com ciclo de filmes que promete "descodificar atualidade"

O ciclo de cinema documental Hádoc regressa a partir de abril a Leiria para mostrar uma seleção de sete filmes que, segundo a organização, pretende "descodificar a atualidade".

Hádoc regressa com ciclo de filmes que promete "descodificar atualidade"
Notícias ao Minuto

17:21 - 18/03/24 por Lusa

Cultura Hádoc

A 13.ª edição do ciclo de documentários tem produção da ecO - Associação Cultural de Leiria e decorrerá quinzenalmente no Teatro Miguel Franco, entre 02 de abril e 25 de junho. 

Assumindo-se desde o início como "veículo de divulgação de cinema documental, bem como um espaço de debate e reflexão", Hádoc procura, segundo a organização, levar a Leiria filmes com "uma abordagem independente, alternativa e de qualidade", que vão "ao encontro do público cinéfilo menos identificado com as opções comerciais".

Segundo um dos coordenadores e programadores do ciclo, Nuno Granja, "a seleção dos filmes do programa principal mantém-se fiel ao objetivo a que nos propomos anualmente, que é o de conseguir, em apenas sete filmes, captar o que de melhor e mais estimulante se fez no cinema documental". 

Este ano, a novidade será a exibição de uma curta metragem no início de cada sessão, resultado de uma parceria com a plataforma 99.media. 

O ciclo abre no dia 02 de abril, com 'Motim no paraíso: the birthday party' e a curta 'Sem mãos'. 

A 16 de abril passa 'Quatro filhas' e a curta 'Kachalka' e, a fechar abril, no dia 30, são exibidos 'A poderosa Afrin: no tempo das cheias' e 'Tungrus'.

Em maio, Hádoc propõe 'Kokomo city' e 'A transformação de Cherie', no dia 14, e 'Bobi Wine: O presidente do povo' e 'Motociclistas rebeldes', no dia 28. 

Para junho, a programação reservou 'Além da utopia' e 'Suspenso', dia 11, e 'A memória eterna' e 'Donovan', dia 25. 

Leia Também: Cinemateca. Sem investimento preservação do cinema demorará 40 a 50 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório