Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Ícone do Barreiro". Teatro Cine volta a ser "património municipal"

A sala de teatro, inaugurada em 1916, "deixou de estar ao serviço da cultura" há 32 anos, "altura em que o município não exerceu a opção de compra" e o local passou "a fazer parte do património de uma entidade religiosa".

"Ícone do Barreiro". Teatro Cine volta a ser "património municipal"
Notícias ao Minuto

11:40 - 29/02/24 por Daniela Carrilho

Cultura Barreiro

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) anunciou, na manhã desta quinta-feira, que adquiriu o Teatro Cine do Barreiro, que deixou de funcionar há mais de 30 anos, em 1992.

"Inaugurado em 1916, o espaço que conta com mais de 650 lugares - 476 de plateia, 163 de balcão e 14 camarotes - deixou de estar ao serviço da cultura em 1992, altura em que o município não exerceu a opção de compra deste equipamento, tendo passado a fazer parte do património de uma entidade religiosa", explicou a autarquia numa nota publicada na rede social Facebook.

"Hoje" é um dia especial para a cidade, uma vez que a sala de teatro "no coração do Barreiro velho" passa a integrar "o património municipal" e "regressa ao serviço da cultura barreirense".

Os próximos passos serão "o projeto e obra de reconstrução" do espaço para que este possa abrir portas.

Conforme deliberado em reunião pública da Câmara e visado pelo Tribunal de Contas, a aquisição teve um valor de 810 mil euros.

O presidente da CMB, Frederico Rosa, também reagiu à compra do município nas suas redes sociais. "O Teatro-Cine é desde esta manhã Municipal! 32 anos depois, este ícone do Barreiro Velho com 667 lugares está de regresso à cultura barreirense", escreveu.

Leia Também: "Muito prestável". PSP auxilia idosa que desmaiou na esquadra do Barreiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório