Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 27º

Museu da Misericórdia de Évora inaugura exposições para celebrar a Páscoa

Três exposições, duas delas de cariz religioso e a outra sobre o ofício de sapateiro, vão abrir ao público no Museu da Misericórdia de Évora, na quarta-feira, integradas nas celebrações da Páscoa, foi hoje divulgado.

Museu da Misericórdia de Évora inaugura exposições para celebrar a Páscoa
Notícias ao Minuto

18:25 - 26/02/24 por Lusa

Cultura Évora

Em comunicado, a Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME), proprietária do espaço museológico, revelou que a inauguração das mostras, duas permanentes e uma temporária, fazem parte do programa de atividades pascais que preparou para este ano.

Uma das exposições permanentes é constituída por 30 representações de Menino Jesus, cujas peças foram doadas à SCME por Maria José Gomes, da coleção privada dos seus pais, os quais colecionaram, recuperaram, restauraram e conservaram figuras.

O Museu da Misericórdia de Évora também vai apresentar uma mostra temporária composta por duas representações artísticas de procissões que retratam a devoção dos católicos a Jesus Cristo, que fica patente até 11 de abril.

"Uma das procissões retrata a Paixão de Cristo e outra o Sr. Santo Cristo dos Milagres, procissão que se realiza na Ilha de São Miguel, nos Açores, cinco semanas após a Páscoa, sendo a maior procissão existente na Europa", realçou a santa casa.

As representações artísticas destas procissões, que integram a coleção privada de Paula Seixas e Rúben Seixas, são temporariamente cedidas à SCME para poderem ser contempladas e apreciadas pelos visitantes do museu.

A outra mostra permanente cuja abertura está programada para esta quarta-feira é dedicada ao ofício de sapateiro, indicou a misericórdia.

O espaço onde está instalado o Museu da Misericórdia de Évora foi, outrora, residência e local de trabalho de um sapateiro, cujos utensílios são apresentados nesta exposição.

Leia Também: Raimundo aposta em recuperar deputado em Évora e evoca legado de Abril

Recomendados para si

;
Campo obrigatório