Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

Festival de Sanremo criticado após artista pedir "fim do genocídio"

O embaixador de Israel em Itália considerou tratar-se de uma forma de "espalhar o ódio e a provocação". O Festival de Sanremo é um dos eventos mais importantes do mundo do espetáculo italiano.

Festival de Sanremo criticado após artista pedir "fim do genocídio"

O Festival de Música de Sanremo, em Itália, foi criticado por Israel depois de um dos participantes ter apelado ao "fim do genocídio" durante a sua atuação. Para o embaixador israelita em Roma, tratou-se de uma forma de "espalhar o ódio e a provocação superficial e irresponsável".

"Considero vergonhoso que o palco do Festival de Sanremo tenha sido aproveitado para espalhar o ódio e a provocação de uma forma superficial e irresponsável", começou por referir Alon Bar, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

"No massacre de 7 de outubro, entre as 1.200 vítimas, havia mais de 360 jovens assassinados e violados durante o Festival de Música Nova. Outros 40 foram raptados e continuam nas mãos dos terroristas, juntamente com dezenas de outros reféns israelitas", sustentou, acrescentando que "o Festival de Sanremo poderia ter manifestado a sua solidariedade para com eles" e "é pena que isso não tenha acontecido".

Em causa está a atuação do rapper Ghali, que após cantar 'Casa Mia' pediu o "fim do genocídio".

Também Noemi Di Segni, presidente da União das Comunidades Judaicas Italianas, criticou a estação estatal Rai e criticou o facto de o festival não ter sido usado para apelar à libertação de reféns. "Também eles têm direito à sua música e a regressar às suas casas", afirmou em declarações à agência de notícias italiana Ansa. 

Após as críticas, o diretor-executivo da Rai, Roberto Sérgio, manifestou a sua solidariedade "para com o povo de Israel e a comunidade judaica". 

O Festival de Sanremo é um dos maiores eventos do mundo do espetáculo italiano, contando com cerca de 10 milhões de telespectadores. Este ano, o concurso decorreu entre 6 e 10 de fevereiro e foi vencido por Angelina Mango com o tema 'La Noia'.

Leia Também: Música de Espanha na Eurovisão alvo de polémica (e até já Sánchez opinou)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório