Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 25º

Já se sabe em que dia é que Portugal sobe ao palco da Eurovisão

A canção que vai representar Portugal será escolhida na 58.ª edição do Festival da Canção.

Já se sabe em que dia é que Portugal sobe ao palco da Eurovisão
Notícias ao Minuto

09:31 - 31/01/24 por Notícias ao Minuto

Cultura Eurovisão

Portugal vai participar na primeira semifinal da 68.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, segundo ditou o sorteio para definir a ordem das atuações dos países a concurso. De acordo com a organização, o representante português - que será conhecido a 9 de março - sobe a palco na segunda parte do espetáculo agendado para 7 de maio.

A concorrer na primeira semifinal estão também a Ucrânia, Chipre, Polónia, Sérvia, Lituânia, Croácia, Irlanda, Eslovénia, Islândia, Finlândia, Luxemburgo, Austrália, Azerbaijão e Moldova.

Já na segunda semifinal estarão a Áustria, Malta, Suíça, Grécia, República Checa, Albânia, Dinamarca, Arménia, Israel, Geórgia, Países Baixos, Noruega, Letónia, São Marino e Bélgica.

O concurso, sublinhe-se, é organizado em duas semifinais e uma grande final, que decorrerão entre os dias 7 e 11 de maio, em Malmö, na Suécia. Do total de 37 países, 31 têm de passar pelas suas semifinais e seis têm passagem direta para a final.

Na final, há apenas lugar para 26 países: 10 apurados em cada semifinal e seis que passam automaticamente à final (os chamados 'Big Five' - Alemanha Espanha, França, Itália e Reino Unido - e o país vencedor da última edição, neste caso a Suécia).

A canção que vai representar Portugal será escolhida na 58.ª edição do Festival da Canção, que se realizará também com duas semifinais e uma final, agendadas para os dias 24 de fevereiro e 2 e 9 de março.

A Suécia ganhou o 'direito' em organizar a 68.ª edição do festival, após Loreen ter vencido a edição deste ano com 'Tattoo', com um total de 583 pontos. Esta foi a segunda vez que a cantora sueca ganhou a Eurovisão, tornando-se a primeira mulher a vencer o festival duas vezes. Em 2012, fê-lo com 'Euphoria'.

Leia Também: Luxemburgo regressa à Eurovisão 31 anos depois (e leva cantora israelita)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório