Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Teatro Garcia de Resende em Évora com 400 mil euros para programação

Espetáculos de teatro, música, performance, dança e circo, marionetas, oficinas e conversas preenchem a programação do Teatro Garcia de Resende, em Évora, no próximo ano, num investimento global de 400 mil euros, foi hoje revelado.

Teatro Garcia de Resende em Évora com 400 mil euros para programação
Notícias ao Minuto

22:02 - 14/12/23 por Lusa

Cultura 2024

"No próximo ano, o número total de récitas [apresentações] no Teatro Garcia de Resende (TGR) vai crescer um bocadinho, em comparação com este ano", disse hoje à agência Lusa José Russo, diretor do Centro Dramático de Évora (Cendrev).

As iniciativas previstas para 2024 englobam "teatro, música, dança, circo, marionetas, contos, conversas e espetáculos pluridisciplinares", acrescentou o responsável pela companhia residente no TGR.

Segundo José Russo, que falava à Lusa à margem da sessão de apresentação da programação para 2024, "outro fator muito importante" no próximo ano, que dá continuidade ao que aconteceu este ano, é a abertura do TGR a outros agentes culturais locais e regionais.

"À volta de 30%" dos projetos culturais agendados é da responsabilidade "dessas estruturas oriundas da cidade ou da região", precisou, indicando que o TGR vai estar igualmente 'aberto' a iniciativas nacionais e internacionais, sobretudo ibéricas ou lusófonas.

À semelhança de 2023, o valor global do investimento para a programação do próximo ano ascende a 400 mil euros, sendo metade da verba assegurada pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, e a outra metade pela Câmara de Évora.

No âmbito da programação para 2024, o Cendrev vai apresentar a peça "Embarcação do Inferno", de Gil Vicente, numa coprodução com a companhia A Escola da Noite (15 de 26 de janeiro).

"Teatro às Três Pancadas", de António Torrado (14 a 24 de março), "A Sapateira Prodigiosa", de Federico García Lorca (04 a 27 de julho), e "Florbela, Florbela!", de Filomena Oliveira e Miguel Real (10 de outubro a 03 de novembro), são outras criações da companhia que estão previstas.

A peça "Frágua de Amor", de Gil Vicente, é o outro espetáculo teatral que envolve o Cendrev, numa coprodução com A Escola da Noite, o Bando de Surunyo/Artway, Centro Dramático Galego e Teatro Académico de Gil Vicente, sendo apresentado nos dias 29 e 30 de novembro.

A edição de 2024 do Encontro de Teatro Ibérico está agendada para novembro, entre os dias 03 e 08, e as marionetas tradicionais Bonecos de Santo Aleixo, como é habitual sempre na época do Natal, vão apresentar-se ao público no TGR entre 16 e 21 de dezembro.

A programação, na sua componente mais vasta, inclui também, a 16 de fevereiro, a atuação de Vitorino, acompanhado por um quarteto, e, a 10 de abril, o espetáculo "Estrada Branca" -- José Afonso e Vinicius de Moraes, com José Pedro Gil, Mônica Salmaso, Emanuel de Andrade, Teco Cardoso, Nelson Aires e Carlos Tê.

Os festivais Imaterial (15 a 27 de maio) e FIDANC -- Festival de Dança Contemporânea de Évora, da Companhia de Dança Contemporânea de Évora (16 a 22 de setembro), são outros destaques.

Pelo TGR vai passar também a ópera "Felizmente Há Luar", pela Orquestra Filarmonia das Beiras (01 de junho), a peça "Não Andes Nua pela Casa", de Georges Feydeau, pelo Comuna Teatro de Pesquisa (08 de junho), o espetáculo "Muda", da Companhia Clara Andermatt (19 de julho), e o concerto "Black, Brown and Beige", da Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal com Selma Uamusse, entre outras iniciativas ao longo do ano.

Segundo o Cendrev, em 2023, realizaram-se 144 espetáculos no TGR, com a participação de 13.779 espetadores.

Leia Também: Peter Handke e 'Tempestade ainda' estreia-se no Teatro Aberto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório