Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

'O regresso de Ricardo III no comboio das 09h24' estreia no Maria Matos

A peça 'O regresso de Ricardo III no comboio das 09h24' estreia-se na quinta-feira no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e retrata um empresário que contrata atores para ter um diálogo com os familiares mortos num desastre de avião.

'O regresso de Ricardo III no comboio das 09h24' estreia no Maria Matos
Notícias ao Minuto

14:09 - 25/10/23 por Lusa

Cultura Teatro

Nomeado este ano para os prémios franceses Moliére na categoria de melhor comédia, o texto do comediante e dramaturgo francês Gilles Dyrek tem encenação de Ricardo Neves-Neves e interpretações de Adriano Luz, Ana Nave, Jessica Athayde, Miguel Thiré, Raquel Tillo, Rui Melo, Samuel Alves e Susana Blazer, com cada ator a interpretar duas personagens, à exceção de Adriano Luz.

Para Ricardo Neves-Neves, em declarações à Lusa no final de um ensaio, trata-se de uma peça com "um fundo trágico", mas que transporta sempre "qualquer coisa de luminoso mesmo perante o final que é a morte" do protagonista.

A comédia negra e que assume também um lado trágico centra-se em Pedro Henrique, um milionário em fim de carreira que há pouco tempo perdera a família num acidente aéreo.

Destruído pelos remorsos dos anos em que negligenciou os familiares mais próximos, Pedro Henrique, que recentemente fora informado de que tem uma doença terminal, decide contratar atores para ter um diálogo e fazer as pazes com os familiares que morreram.

"Para infelicidade dele, e boa sorte nossa, é um grupo de atores meio desregulado, com alguns desequilíbrios, portanto, um grupo de atores com um parafuso a menos que faz com que depois esta recriação desta família seja mais desequilibrada e cómica", sublinhou Ricardo Neves-Neves.

No final percebe-se que Pedro Henrique acabou por morrer dois a três dias depois de se reencontrar com o filho verdadeiro, que afinal não morrera, acabando alguns dos atores por ser envolverem uns com os outros, dando "qualquer coisa de luminoso" ao espetáculo.

A escolha do texto de Gilles Dyrek resultou de uma investigação de Sandra Faria sobre peças contemporâneas que andam em digressão pela Europa, tendo-a sugerido a Ricardo Neves-Neves.

Há cerca de um ano o encenador leu a peça e decidiu aceitar o desafio de Sandra Faria para a pôr em palco.

Produzida pela Força de Produção, a tradução da peça é de Ana Sampaio, o cenário de Catarina Amaro, o desenho de luz de Luís Duarte e o figurino de Rafaela Mapril.

'O regresso de Ricardo III no comboio das 09h24' vai estar em cena a partir de 26 de outubro, de quinta-feira a sábado, às 21:00, e, ao domingo, às 17:00.

Hoje há ensaio solidário com a receita de bilheteira a reverter a favor da Associação Mais Proximidade, que tem como objetivo combater problemas de solidão e isolamento de idosos na área de Lisboa.

Leia Também: Espetáculo 'Cão Sem Plumas' conta com sessão extra em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório