Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Festival Diafragma na Covilhã propõe "visões alternativas"

A segunda edição do Diafragma - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais realiza-se na Covilhã entre 14 de outubro e 12 de novembro, para propor "visões alternativas", informou hoje a vereadora da Cultura, Regina Gouveia.

Festival Diafragma na Covilhã propõe "visões alternativas"
Notícias ao Minuto

15:04 - 21/09/23 por Lusa

Cultura Festival

O evento, dinamizado no âmbito do projeto Covilhã Cidade Criativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na área do design, realiza-se, tal como na primeira edição, na Covilhã e na vila do Paul, para onde também estão previstas atividades.

"Esta iniciativa visa proporcionar o acesso à arte e o enriquecimento cultural das comunidades local e nacional, propondo visões alternativas do que nos rodeia, ao estimular diferentes modos de ver e a reflexão sobre temas e questões sociais relevantes, baseada em intervenções e revelações artísticas", sublinhou a vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia.

A lusofonia é o tema do festival e no Diafragma está prevista a participação de 15 fotógrafos de Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Expostos vão estar trabalhos de Abdel Queta Tavares, Ana Mendes, Andrea Eichenberger, Aníbal Lemos, José Bassul, José Chambel, José Diniz, José Luís Neto, José Manuel Rodrigues, Dário Pequeno Paraíso, Marta Pinto Machado, Mateus Morbeck, Mwana Pwo, Pauliana Valente Pimentel e Susana Paiva.

Segundo Regina Gouveia, a escolha do tema lusofonia pretende "contribuir para a valorização e a disseminação das diferentes culturas que têm no português o elemento comum, promovendo o seu reconhecimento através das artes e dos artistas, particularmente nas áreas da fotografia e artes visuais".

O filme 'Lisboa, cidade triste e alegre', de João Trabulo, que aborda "a relação entre fotografia e cinema", vai ser projetado no festival, na presença do realizador.

Do programa constam ainda tertúlias, concertos, conferências, exposições, oficinas e atividades em três escolas do concelho da Covilhã, no distrito de Castelo Branco.

O Diafragma - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais está integrado na segunda edição da Semana Criativa Covilhã, Cidade do Design.

O Diafragma realizou-se pela primeira vez em 2021.

Na Covilhã a programação está centrada na Casa dos Magistrados e na Casa das Morgadas, enquanto no Paul as atividades decorrem na Casa da Cultura José Marmelo e Silva.

Leia Também: Filipe Andrade, Miguelanxo Prado, Super-Homem e Garfield no AmadoraBD

Recomendados para si

;
Campo obrigatório