Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2023
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Viseu com mais de três dezenas de iniciativas culturais até ao fim do mês

Mais de 30 iniciativas culturais estão programadas para Viseu até ao final do mês, anunciou hoje o Município de Viseu, que destaca as referentes aos 900 anos da Carta de Foral e às Jornadas Europeias do Património.

Viseu com mais de três dezenas de iniciativas culturais até ao fim do mês
Notícias ao Minuto

23:17 - 18/09/23 por Lusa

Cultura Viseu

O primeiro espetáculo acontece na terça-feira, no rio Pavia, junto à Casa da Ribeira, com o espetáculo flutuante 'Voloswing', das companhias Le Piano du Lac e La Xata la Rifa, com produção da Binaural Nodar.

Este espetáculo de jazz a pedais aquáticos com Voël Martin ao piano, trombone e trompete, Laurent Labejof na voz e percussão, Mónica Cofiño enquanto capitã e na dança, e Nely Ferreira no som, apresenta-se também na Barragem de Várzea de Calde.

"Nas comemorações dos 900 anos da Carta de Foral de Viseu há o grande concerto 'V900', na quarta-feira, pelas 21h30, no Adro da Sé, com os coletivos Retimbrar e Sopa de Pedra que convidam Teresa Salgueiro e o grupo Gira Sol Azul".

No sábado, na Casa do Miradouro, arranca o Ciclo de Conversas 'Foi com ela que tudo começou' e a primeira convidada é Cristina Torrão, que apresentará o seu livro 'Memórias de Dona Teresa', editado em 2018.

Na quarta-feira, a 'Brigada das Cores' anima as ruas da cidade com "recurso à técnica da mímica, da sombra e dos movimentos, despertando a curiosidade em observar os gestos do dia-a-dia recriados e 'congelados'".

No Dia do Município, quinta-feira, há "um cortejo histórico-etnográfico, num espetáculo único, com uma apresentação dos usos e costumes dos grupos folclóricos, grupos de cantares, Zés Pereiras e bandas filarmónicas".

Um desfile com "46 grupos oriundos das freguesias do concelho de Viseu e são esperados cerca de 1.300 participantes num cortejo diferente do habitual, já que conta exibições/apresentações, em simultâneo, a partir de vários locais da cidade.

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, sob a temática do 'Património Vivo', os museus organizam "visitas guiadas às exposições permanentes e temporárias, passeios temáticos, espetáculos de poesia, música e dança, mesas redondas e rodas de contos com música ao vivo".

No Dia Mundial do Turismo (27), o município lança o desafio de 'Ser turista em Viseu' e, para isso, convida para "uma visita guiada pela cidade" e a participar numa atividade de "'geocaching' por espaços verdes de Viseu".

A Quinta da Cruz acolhe teatro com 'Materialidade', do projeto Horta Deméter, da Cem Palcos, a Casa do Miradouro apresenta o álbum 'Os miúdos estão bem', do grupo musical Bela Noia.

O Parque Urbano de Santiago acolhe Circo Contemporâneo com 'Chá das Cinco -- Peça para quatro amigas mais uma que nunca mais chega' e a biblioteca municipal será o palco de 'Histórias Tão Balalão', com Elsa Serra.

Do programa cultural fazem ainda parte oficinas de formação artística e um espetáculo e conversa com os responsáveis, a equipa artística do projeto 'Cenas Conjugais', da Associação 'Ritual de Domingo', na incubadora do centro histórico.

Leia Também: Cinema húngaro vai estar em retrospetiva no festival Fantasporto 2024

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

Campo obrigatório