Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Centro Português de Fotografia assinala dia mundial com mostra sobre água

Uma exposição com imagens que pretendem realçar a importância da água para a manutenção da vida, com uma seleção de imagens do Centro Português de Fotografia (CPF), vai ser inaugurada no sábado, nas instalações daquela entidade, no Porto.

Centro Português de Fotografia assinala dia mundial com mostra sobre água
Notícias ao Minuto

17:11 - 18/08/23 por Lusa

Cultura Fotografia

Organizada para assinalar o Dia Mundial da Fotografia - celebrado a 19 de agosto, data da apresentação pública do daguerreótipo na Academia de Ciências da França, Paris, em 1839 -, a exposição, intitulada "Mãe d'Água", reúne fotografias selecionadas a partir de vários arquivos do CPF.

Na exposição estarão representadas obras das coleções do fundo Fotografia Alvão, com 13 imagens, do fundo Lúcio Pais de Abranches, com quatro imagens, e mais duas do fundo Manuel Pinheiro da Rocha e da Coleção Nacional de Fotografia/subcoleção Alcídia e Luís Belchior, indicou fonte do CPF contactada pela agência Lusa.

Através desta seleção de imagens de arquivo, a mostra - patente até 12 de novembro na antiga cadeia e Tribunal da Relação do Porto - visa "rever a água nas suas diversas utilizações, como elemento de ligação de todas as coisas, substância simples e única que permitiu o surgimento da vida na Terra", assinalou o CPF, num texto de divulgação.

Nas fotografias selecionadas pela curadoria de Márcia Freitas e Bernardino Castro é possível ver, por exemplo, que fontanários e poços continuavam a abastecer grande parte da população do país, apesar de, no início do século XX, ter principiado a distribuição da água canalizada.

"O transporte da água para as necessidades domésticas era um dos trabalhos braçais mais ingratos e os que podiam pagar, compravam a água aos aguadeiros, geralmente galegos. Lavar a roupa no rio era uma prática quotidiana, exercida por mulheres que cantavam e conversavam, contribuindo para a coesão social do grupo", recorda o mesmo texto, alusivo à mostra de fotografia, que também remete para a problemática da escassez deste recurso.

As coleções representadas nesta exposição são parte dos arquivos na posse do CPF, que os guarda, trata e investiga, e são fruto de aquisições, depósitos ou doações de fotógrafos e colecionadores.

Leia Também: Obras de fotógrafos e fotojornalistas na Mostra de Fotografia de Arroios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório