Com pneus de carro, pedras e montes de areia como assentos, palestinianos de todas as idades têm estado a desfrutar de uma rara viagem ao universo do cinema num evento de grande ecrã em frente à praia de Gaza.
O espetáculo ao ar livre - com uma lista de reprodução que incluía a comédia infantil de animação 'Ferdinando' - foi para muitos espectadores a primeira experiência de visualização de um filme projetado desde que o último cinema do enclave empobrecido fechou há mais de três décadas, reporta a Reuters.
Organizadas pelo café 'O Mar é Nosso', as projeções foram concebidas para promover questões culturais e históricas aprovadas pelo governo islâmico conservador do Hamas.
Em tempos, o cinema foi angariando cada vez mais fãs em Gaza, com os palestinianos a afluírem em massa para ver filmes árabes, ocidentais e asiáticos. Mas as salas de cinema foram incendiadas durante a Primeira Intifada, em 1987, e voltaram a ser incendiadas em 1996, durante uma vaga de violência interna. O último cinema da cidade, há muito abandonado, é agora um refúgio para os morcegos.
Embora os habitantes de Gaza tenham conseguido assistir a projeções de filmes que se realizam, ocasionalmente, em teatros e outros locais da cidade, uma programação tão completa de filmes, exibida ao longo de várias semanas num só local, é um acontecimento raro.
Veja, na galeria acima, algumas imagens ilustrativas de uma destas sessões de cinema ao ar livre.
Leia Também: Festival de Cannes repudia condenação do iraniano Saeed Roustaee