"A criatividade em Luanda sempre existiu. Temos a sala cheia e muitas outras pessoas, infelizmente, não conseguiram lugar para este que é, também, um momento de celebrar os momentos criativos", disse à Lusa o artista e designer Januário Jano, curador da edição 2014 do TEDx de Luanda.
Esta terceira edição angolana dos encontros com marca internacional TED (Technology Entertainment and Design) foi subordinada ao tema "O poder das ideias" e, no habitual formato de conferências que se realizam em todo o mundo, permitiu "a partilha de conhecimentos". Com intervenções de 15 minutos, por 17 oradores nacionais e internacionais.
Entre os oradores figuraram, entre outros, uma "ativista e mãe", uma atleta internacional formada em Direito Penal Internacional, um artista que desafia o pensador [estatueta típica de Angola] a "levantar-se e a espreguiçar-se", um designer "sonhador a tempo inteiro" ou um professor de física que vendeu tudo para fazer uma volta ao mundo em oito meses.
"O poder das ideias tem muito a ver com a chamada de atenção aos jovens angolanos para serem um pouco mais ousados e usarem a criatividade que está dentro deles. Só precisam deste 'puxãozinho'. O TEDx tem sido um pouco isso. Mostrar aos jovens que podem acreditar nas suas habilidades e que podem fazer mais", frisou Januário Jano.
A edição deste ano decorreu no auditório da Universidade Lusíada de Luanda e as reservas, sobretudo de estudantes do ensino superior, esgotaram o espaço com vários dias de antecedência.