Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

António Júlio Duarte expõe fotografias inéditas captadas na pandemia

Uma exposição que reúne uma seleção de obras inéditas do fotógrafo António Júlio Duarte, na sua maioria realizadas durante a pandemia, vai ser hoje inaugurada no Museu de Serralves, no Porto.

António Júlio Duarte expõe fotografias inéditas captadas na pandemia
Notícias ao Minuto

13:59 - 06/06/23 por Lusa

Cultura Exposição

A mostra tem como título "Febre" e foi especificamente concebida para a Galeria Contemporânea do museu, apresentando 50 fotografias de formatos idênticos, e, na Capela da Casa de Serralves, uma impressão sobre tecido de grande formato da obra "Queimado" (2017).

A exposição, com conceito de António Júlio Duarte e Paula Fernandes, é inaugurada hoje, às 19:00, e integra o programa Projetos Contemporâneos, desenvolvido com o objetivo de dar a conhecer novos artistas e formas de arte, segundo a entidade.

Durante a pandemia, impossibilitado de viajar como a grande maioria da população, António Júlio Duarte captou imagens que mostram "uma sequência ritmada e convulsiva de cenas banais da vida quotidiana sem narrativa ou ligação aparente", descreve um texto do museu sobre a nova exposição.

Os trabalhos foram realizados entre 2019 e 2022, e neles o artista troca o seu território de eleição -- as ruas das cidades dos países que visita -- pelos quartos da casa onde habita ou pelo exterior, imediatamente próximo e visível.

Desse período ficou "um registo quase diarístico e íntimo da sua prática" que é exposto pela primeira vez, marcando também a primeira mostra, neste museu, do fotógrafo nascido em Lisboa, em 1965.

António Júlio Duarte estudou fotografia no AR.CO (Centro de Arte & Comunicação Visual), na capital, e foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian no Royal College of Art (1991), em Londres, Reino Unido.

Quanto à instalação da tela, "tira partido do espaço intimista da Capela e da duplicidade constituída pela transparência do tecido", acrescenta a nota de imprensa.

A produção artística de António Júlio Duarte ganhou consistência e profundidade a partir dos anos 1990, década em que iniciou um périplo pelo mundo, realizando uma grande quantidade de imagens, inicialmente a preto e branco, e depois a cores.

"A sua câmara dá-nos a conhecer fragmentos de realidades, tanto longínquas como próximas: a fotografia tem um caráter universal, reconhecível, e não conhece fronteiras [...] adquire uma dimensão antropológica e o seu autor destaca-se e fica no centro da imagem", refere ainda o texto, descrevendo o trabalho de António Júlio Duarte como "subtil mas também acutilante e assertivo", em imagens de "uma profundidade primordial e primitiva".

A exposição "Febre" ficará patente até 12 de novembro na galeria contemporânea do museu e na capela da Casa de Serralves, no Porto.

Leia Também: Imagens contam histórias de mulheres fotógrafas em Itália após 1950

Recomendados para si

;
Campo obrigatório