Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Imagens contam histórias de mulheres fotógrafas em Itália após 1950

Uma exposição que conta em 100 imagens a forma como a fotografia realizada por mulheres se tem confrontado com o mundo do trabalho em Itália vai ser inaugurada a 07 de junho, na Galeria da Avenida da Índia, em Lisboa.

Imagens contam histórias de mulheres fotógrafas em Itália após 1950
Notícias ao Minuto

23:02 - 02/06/23 por Lusa

Cultura Fotografia

"Aos olhos delas. Mulheres e Trabalho em Itália desde 1950" dá título a esta mostra que percorre um itinerário realizado a partir dos arquivos de 18 autoras e dois coletivos, segundo a organização.

A seleção inclui fotografias "de uma constelação de mulheres de diferentes gerações, ligadas pela utilização do meio fotográfico enquanto instrumento de emancipação pessoal e de investigação política", descreve um comunicado das Galerias Municipais.

Paola Agosti, Marcella Campagnano, Lisetta Carmi, Liliana Barchiesi, Letizia Battaglia, Marilisa Cosello, Agnese De Donato, Nicole Gravier, Allegra Martin, Gabriella Mercadini, Cristina Omenetto, Michela Palermo, Lia Pasqualino, Giada Ripa, Alessandra Spranzi e Francesca Volpi são algumas das mulheres representadas na exposição.

O conjunto conta ainda com uma seleção da Coleção Donata Pizzi, apresentada com uma projecão 'site-specific', impressões vindas do Arquivo da União das Mulheres Italianas (UDI) de Bolonha, e imagens do Collettivo Donne Fotoreporter e do Gruppo del Mercoledì.

Com comissariado de Maria Chiara Di Trapani, a exposição tem ainda coordenação dos historiadores Ilaria Favretto (Universidade de Kingston) e Nicola Pizzolato (Universidade de Middlesex).

O conceito da exposição foi desenvolvido em colaboração com a Associação de Estudos Italianos Modernos e com Eloisa Betti, para a investigação do Arquivo UDI, descreve a nota das Galerias Municipais.

A mostra parte de uma iniciativa promovida pela Embaixada de Itália com o objetivo de partilhar as celebrações do Dia da República Italiana - que decorrem anualmente a 2 de junho - em parceria com as Galerias Municipais/Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).

"Aos olhos delas. Mulheres e Trabalho em Itália desde 1950" terá inauguração a 7 de junho, às 17:30, e fica patente até 27 de agosto.

Leia Também: Pai ultrapassa os 1000 dias de fotografias aos carros de brincar do filho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório