Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Primeiro festival de banda desenhada da Maia acontece em junho

Cerca de vinte autores, entre os quais o português Marco Mendes e o francês Georges Bess, vão estar na primeira edição do festival de banda desenhada Maia BD, em junho naquela cidade do distrito do Porto.

Primeiro festival de banda desenhada da Maia acontece em junho
Notícias ao Minuto

20:31 - 10/05/23 por Lusa

Cultura Maia

O Maia BD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia com a cooperativa editorial A Seita e pretende dar atenção à banda desenhada em três dias de programação, com exposições, uma feira do livro, mesas redondas e encontros com autores, refere a organização em nota de imprensa.

A primeira edição decorrerá de 16 a 18 de junho no Fórum da Maia e, segundo informação na página oficial da autarquia, está confirmada a presença de mais de 20 autores.

Entre eles está o artista francês Georges Bess, de quem foi editado, em 2021, o álbum 'Drácula', a partir da obra de Bram Stoker.

Outro dos convidados é Marco Mendes que terá uma exposição dedicada ao livro 'Juventude', publicado em 2022 pela A Seita, que desvenda uma sequência narrativa visual, de inspiração biográfica e sem texto.

A exposição de Marco Mendes, apesar de estar incluída no Maia BD, estará patente durante praticamente todo o mês de junho, na biblioteca municipal.

Durante os três dias do festival, estão confirmadas duas outras exposições.

Uma delas passa em retrospetiva a trilogia 'As Aventuras Completas de Dog Mendonça e PizzaBoy', de Juan Cavia (desenho) e Santiago Villa (cor), com argumento de Filipe Melo.

Depois de terem sido publicadas em tomos, entre 2010 e 2013, as histórias serão reeditadas este ano num só volume, pela Companhia das Letras.

A outra exposição no Maia BD foca-se em 'Auto da Barca do Inferno', uma adaptação de um clássico da literatura portuguesa, de Gil Vicente, por João Miguel Lameiras, com desenho de Joana Afonso, a editar pela Levoir.

Rita Alfaiate, André Lima Araújo, Mosi, Luís Louro, Bernardo Majer, Filipe Abranches e o colombiano Canizales são outros nomes confirmados.

A programação completa será anunciada a 18 de maio na Maia, numa sessão em que serão exibidas as curtas-metragens 'Ice Merchants', de João Gonzalez - que foi candidata aos Óscares -, 'O Lobo Solitário', de Filipe Melo, e 'O Homem do Lixo', de Laura Gonçalves.

Leia Também: Geografia, livros e gastronomia nos 60 anos da morte de Aquilino Ribeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório