Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 30º

Festival Internacional de Cinema Ambiental tem inscrições abertas

As inscrições para o 29.º CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a realizar em Seia, Guarda, de 06 a 14 de outubro, estão abertas até 31 de maio, anunciou hoje a organização.

Festival Internacional de Cinema Ambiental tem inscrições abertas
Notícias ao Minuto

19:00 - 20/03/23 por Lusa

Cultura Serra da Estrela

Segundo a Câmara Municipal de Seia, entidade que organiza o festival, "estão oficialmente abertas as inscrições para as várias competições do CineEco" e as candidaturas podem ser submetidas, até 31 de maio, no site oficial do festival (www.cineeco.pt) e nas plataformas 'Festhome' e 'FilmFreeway'.

"Podem concorrer à 29.ª edição do CineEco filmes e documentários de longa, média e curta-metragem para as várias secções competitivas nacionais e internacionais e para o Panorama Regional, assim como séries e reportagens de televisão nacionais e internacionais", referiu a fonte em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

A organização acrescentou que "são aceites obras com data de realização posterior a 01 de janeiro de 2022".

A seleção oficial será conhecida até 31 de julho, "sendo comunicada a todos os candidatos e divulgada no 'website' do CineEco e nos restantes canais de comunicação do festival".

O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela tem como objetivo "promover e valorizar a ecologia e as boas práticas, através do cinema e documentário nacional e internacional".

O CineEco "tem como abrangência a temática ambiental, na sua conceção mais vasta, entre o meio envolvente, ecossistemas e biomas".

O festival é organizado desde 1995 pelo município de Seia, na serra da Estrela, distrito da Guarda, e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas.

O evento é membro fundador e faz parte da direção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental.

O CineEco é o único festival de cinema em Portugal, dedicado à temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, que se realiza em Seia, na Casa Municipal da Cultura e no Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

O certame "já ganhou grande prestígio internacional, concorrendo habitualmente mais de 600 documentários, oriundos de mais de 30 países", segundo informação disponibilizada na sua página da internet.

"O formato do certame assenta num conjunto de atividades desenvolvidas ao longo de oito dias e nelas se incluem diversas atividades paralelas, como sejam conferências, concertos, 'workshops', exposições, para além da secção competitiva e vários ciclos de cinema", lê-se.

O CineEco "procura cativar novos públicos, sensibilizando-os para o cinema, a sua história e a sua estética" e, para além do público em geral, tem captado para as salas de cinema "milhares de crianças e jovens do concelho e região envolvente, bem como turistas que visitam a serra da Estrela".

Leia Também: Luísa e Salvador Sobral em concerto pela Turquia e Síria na Nova SBE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório