Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Surrealista português Santiago Ribeiro integra exposição em Los Angeles

A obra convida a uma crítica à conformidade na sociedade atual, mas o artista disse que as interpretações podem variar conforme a imaginação da sua audiência. O artista português, que já expôs em várias partes dos Estados Unidos.

Surrealista português Santiago Ribeiro integra exposição em Los Angeles
Notícias ao Minuto

08:27 - 20/03/23 por Lusa

Cultura Exposição

O quadro 'Surreal Mass Production', do pintor português Santiago Ribeiro, estará integrado na Parallax Art Fair que vai decorrer entre 28 e 30 de abril em Los Angeles, disse à Lusa o artista surrealista. 

A obra convida a uma crítica à conformidade na sociedade atual, mas o artista disse que as interpretações podem variar conforme a imaginação da sua audiência. 

"Posso fazer o quadro com uma intenção, mas as pessoas são livres de interpretá-lo como quiserem. Inclusive já descobriram coisas nos meus quadros que eu não tinha noção que lá estavam", afirmou Santiago Ribeiro. 

"As pessoas podem ver e sentir coisas de acordo com a sua própria capacidade imaginativa", continuou. "Apenas crio uma coisa e as pessoas são livres de sentir aquilo que lhes vem à mente. Isso para mim é interessante". 

A Parallax vai acontecer no MG Studio, um estúdio criativo localizado num espaço privilegiado, perto do complexo L.A. Live na baixa de Los Angeles - onde também estão situados o Museu dos Grammys e o Microsoft Theater. 

A artista norte-americana Shahla Rosa vai auxiliar Santiago Ribeiro na logística desta participação. Segundo o português, "Shahla é das melhores artistas femininas nos Estados Unidos a fazer arte surrealista no século XXI".

A Parallax será uma exposição com impacto, considerou o artista, que escolheu este quadro de médio porte porque se identifica com aquilo que quer projetar neste momento. 

"Sou um crítico, embora também tenha quadros fantasiosos", descreveu Santiago Ribeiro. 

O artista português, que já expôs em várias partes dos Estados Unidos, integra frequentemente na sua arte representações do sexo feminino, algo que é visível também em 'Surreal Mass Production'. "A mulher é um tema, um elemento que introduzo quase sempre em todas as pinturas", referiu. 

No entanto, o seu trabalho mais recente não tem quaisquer figuras. Trata-se de um quadro intitulado 'Empty City' (cidade vazia), para o qual foi inspirado pela fuga de pessoas por causa da guerra na Ucrânia. 

Além da participação na Parallax Art Fair em Los Angeles, Santiago Ribeiro está também a trabalhar para organizar a 15.ª edição da International Surrealism Now, uma iniciativa que começou em 2010 e cuja edição mais recente foi em 2021. 

"O Surrealism Now é uma união de várias tendências artísticas entre o surrealismo do século XXI, a arte visionária, a arte fantástica e a arte abstrata", explicou Ribeiro. 

O artista mencionou a zona de Coimbra como potencial anfitriã da exposição, não estando ainda confirmados locais ou datas. 

Leia Também: Arquivo do cineasta Manoel de Oliveira mostrado em exposição em Serralves

Recomendados para si

;
Campo obrigatório